SAÚDE

Estudo mostra que canabidiol pode ajudar pessoas a pararem de fumar maconha

Publicado em 30/07/2020 às 19:12Atualizado em 18/12/2022 às 08:16
Compartilhar

Cientistas britânicos realizaram um estudo e notaram que o canabidiol diminui a vontade de fumar cannabis em 94% da amostra testada. A pesquisa foi publicada esta semana na revista científica Lancet Psychiatry. Inédito, os resultados chamaram atenção, pois o canabidiol é a substância natural extraída da própria cannabis.

No momento, não existem medicamentos recomendados para ajudar usuários de maconha a parar de fumar. Ao demonstrar como o canabidiol poderia ser uma estratégia de tratamento promissora, este estudo se soma às pesquisas existentes sobre os possíveis usos medicinais da substância, incluindo o tratamento de síndromes graves de epilepsia na infância e psicose. 

Metodologia

Para a pesquisa, os cientistas aplicaram a substância e um placebo em 82 voluntários que queriam parar de consumir maconha, mas não conseguiam. A equipe acompanhou os efeitos do medicamento durante quatro semanas e, depois, ao longo de seis meses.

Por ser o primeiro estudo do tipo, os cientistas resolveram testar três doses diferentes de canabidiol. Na primeira etapa do estudo, 48 voluntários receberam placebo ou canabidiol nas doses de 200 mg, 400 mg ou 800 mg. Os pesquisadores descobriram que a dose mais baixa foi ineficaz.

Na segunda etapa, os pesquisadores recrutaram 34 novos voluntários para receber placebo, 400 mg ou 800 mg de canabidiol. No final do estudo, eles encontraram evidências consistentes de que o canabidiol em 400 mg ou 800 mg era eficaz na redução do uso de maconha. Não houve aumento dos efeitos colaterais do canabidiol em comparação ao placebo e 94% dos voluntários completaram o tratamento.

*Com informações Revista Galileu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por