GERAL

Pensando em se profissionalizar? Veja as profissões em alta e as que são promessa do futuro

Publicado em 30/07/2020 às 19:03Atualizado em 18/12/2022 às 08:16
Compartilhar

A sociedade está em constante transformação e as tecnologias se expandem a cada dia. O cenário das profissões segue esse panorama e se movimenta bastante. A demanda por profissionais da tecnologia está em alta e sem indícios de diminuir em um futuro próximo.

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, o número de contratações de analistas e desenvolvimento de sistemas continuou superando o de demissões, de acordo com um levantamento do Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, utilizando os dados do Caged. Foram 7.871 contratações e 7.809 demissões. 

Isso segue uma tendência de algum tempo, já que os salários médios das contratações tiveram um aumento maior que o da inflação nos últimos 3 anos. Em 2019, o aumento foi de 14,1%, ocasionando em um salário médio das contratações de R$ 5.617,11. Além disso, o saldo foi positivo, indicando a criação de novos postos de trabalho.

Por isso, carreiras relacionadas à tecnologia e a transformação digital tendem a continuar a ter um crescimento alto na relevância nos próximos anos. Vamos ter alta demanda para: Ciência de dados; Programadores de aplicativos e aplicações web; Marketing digital; Criadores de conteúdo multimídia; Analistas de Business Intelligence; Designer de experiência do usuário.

5 profissões para o futuro 1. Telemédico

A pandemia causada pelo coronavírus obrigou diversos profissionais a se reinventarem. A medicina apostou nas videochamadas a distância e a telemedicina foi colocada em ênfase. A tendência é que, com o passar do tempo, ela aumente.

Obviamente, boa parte do trato médico é feito com exames para avaliar os sintomas do corpo, com o olho no olho e na conversa, tendo um grande contato com o paciente. Mas existem coisas que a telemedicina pode contribuir.

Uma boa conversa a distância pode acabar adiantando o acompanhamento de um tratamento de uma doença avaliando a evolução dos sintomas que ela está sentindo. Dessa maneira, profissionais formados em medicina podem se aproveitar desse novo ramo de atuação.  2. Criador de narrativas de realidade aumentada

A nova fronteira do entretenimento é, sem dúvidas, a realidade aumentada. Assim como os games foram, nessa última década, as experiências em realidade aumentada se tornarão a grande cereja do bolo da indústria, com roteiros grandiosos que irão superar, muitas vezes, as grandes produções cinematográficas.

Nessa profissão, estudantes de cinema, design e artes plásticas podem ter uma grande oportunidade de carreira no futuro. Além, é claro, dos profissionais de tecnologia que irão oferecer as bases para que as experiências sejam possíveis de acontecer. 3. Agricultor de áreas urbanas

Nesse caso, essa profissão, a princípio, pode não parecer diretamente ligada à tecnologia em si, mas são apenas as aparências. Por conta do aumento da expectativa de vida que o avanço tecnológico proporcionou, tivemos um crescimento do contingente populacional sem precedentes. Isso provocou uma diminuição da quantidade de alimentos disponíveis, com o passar do tempo.

Por isso, desenvolver mais áreas cultiváveis vai se tornando foco de vários países do mundo e os centros urbanos, mesmo que abarrotados de pessoas, são alternativas viáveis para isso.

Dessa maneira, pessoas com formação na área de ciências agrícolas, assim como engenheiros civis e arquitetos, serão essenciais e podem encontrar uma nova carreira para seguir.  4. Defensor focado na ética digital

Filmes futuristas já alertavam para perigos envolvendo inteligências artificiais e, por mais que seja ficção, precisamos tratar com cuidado o tema.

A programação de uma IA não é livre de enviesamento, preconceito e tratamento parcial dos indivíduos. Quem programou dentro do aprendizado da máquina é um ser humano, dotado de convicções, ideias e opiniões sobre o mundo. Obviamente, isso acaba sendo refletido na máquina.

Por isso, em um futuro próximo, serão necessários profissionais que estejam focados na defesa da ética digital. Eles serão os intermediários entre humanos, robôs e inteligência artificial, estabelecendo as regras morais e éticas sob as máquinas que existirem. É uma carreira interessante para profissionais das áreas de tecnologia, direito e filosofia. 5. Especialista em impressão 3D de grande porte

Uma das tecnologias que mais evoluíram nos últimos anos foi a impressão 3D. Se antes, era praticamente impossível imaginar uma máquina em casa imprimindo garfos, colheres, pratos, potes e coisas do tipo, hoje já dá para se imaginar a impressão de comida, próteses e até órgãos do corpo humano!

Nos próximos anos, essa tecnologia deve escalar de tamanho e a próxima parada é a impressão de coisas de grande porte, como edifícios, virando uma espécie de ramificação da construção civil. São necessários profissionais de design, arquitetura e engenharia civil.

*Com informações Neoradar

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por