POLÍCIA

Pré-candidato a prefeito de cidade mineira é preso por extorquir e ameaçar mulheres

Publicado em 30/07/2020 às 18:59Atualizado em 18/12/2022 às 08:16
Compartilhar

Foto/PCMG

Um homem, de 32 anos, pré-candidato da cidade mineira de São João das Missões, foi preso suspeito de tentativa de extorsão de mulheres. Segundo informações, o pré-candidato ameaçava divulgar fotos íntimas das vítimas na internet, além de explorá-las financeiramente.

De acordo com a delegada Karine Maia Costa, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Montes Claros, foram identificadas oito vítimas do município, que fica no Norte de Minas, das quais cinco prestaram depoimentos à polícia. A PC investiga se há mais vítimas.

Segundo apuração do Estado de Minas, as investigações apontam que o homem também é usuário de cocaína. Ele foi preso terça-feira (29) no Condomínio Belvedere, de Montes Claros e está recolhido preventivamente na Cadeia Pública de Bocaiuva. O homem não resistiu à prisão, mas, segundo a Polícia Civil, tentou esconder o celular, o qual teria armazenadas provas dos crimes contras as mulheres.

As investigações foram iniciadas no início de junho, quando a Defensoria Pública de Montes Claros, por intermédio da defensora pública Maiza Rodrigues, encaminhou duas mulheres à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Segundo Karine Maia, a suspeita é de que o homem importunava as vítimas há mais de três anos, já que a primeira ocorrência policial contra ele, relacionada a caso semelhante, foi registrada em 2016.

Modo operante

Por meio das redes sociais, o suspeito se aproximava de mulheres com perfis específicos: fragilizadas emocionalmente, casadas e com o relacionamento em crise ou separadas recentemente – e que não queriam se expor para a família, sempre com idades entre 45 a 50 anos, e resolvidas financeiramente.

A partir do envolvimento com as vítimas, ele conseguia fotos íntimas delas. No momento em que as mulheres manifestavam interesse em romper com o investigado, eram ameaçadas de exposição do material – os 'nudes' -, o que configura crime cibernético.

De acordo com a apuração policial, o suspeito explorava as mulheres financeiramente, fazendo com que elas pagassem despesas para ele, como contas de bares e restaurantes ou diárias em hotéis. Além disso, ele tentava extorquir as vítimas, embora não tenha conseguido receber pagamento de nenhuma delas.

Conforme a delegada, o pré-candidato a prefeito pediu dinheiro para uma mulher com quem iniciou uma conversa pela internet, ameaçando fazer revelações e mandar fotos para o marido dela. Como não recebeu o pagamento, ligou para o marido da mulher.

Na sequência, fez uma montagem de cunho pornográfico e enviou para o filho dela, afirmando que teve uma noite de sexo com a mãe do jovem 'no apartamento dele', embora isso não tivesse ocorrido.

Ele também fez uma postagem difamatória de outra vítima, em rede social, fazendo-a perder o emprego.

A delegada Karine Maia disse que, ao prestar depoimento, o suspeito não negou a tentativa de exposição pública das vítimas, tentando desqualificar ação criminosa.

“Ele é muito sem noção. Ele achava que é inatingível, que nada vai atingi-lo”, declarou a delegada, acrescentando que o pensamento do suspeito é que pagaria fiança e nada mais aconteceria.

Karine Maia disse que o objetivo agora, depois da prisão do suspeito,  é que outras vítimas apareçam e prestem depoimento.

*Com informações Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por