POLÍTICA

Comitê avalia hoje novas regras contidas no Minas Consciente

Gisele Barcelos
Publicado em 29/07/2020 às 20:35Atualizado em 18/12/2022 às 08:18
Compartilhar

Apesar de anúncio de novas regras ontem, Uberaba ainda não tem definição sobre adesão ao programa Minas Consciente. Uma análise aprofundada da versão revisada do plano estadual de reabertura da economia será feita hoje em reunião do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus.

Para o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, ainda é cedo para um posicionamento sobre a adesão ao programa. Ele ressalta que o conteúdo é complexo e a análise em relação aos protocolos precisa ser avaliada com mais tempo. "Qualquer definição agora é muito prematura. Vamos aprofundar mais nessa discussão para entender melhor e observar quais seriam os impactos na nossa autonomia e no controle dos indicadores para fazer movimentação através de decretos municipais", posiciona.

Na análise preliminar das novas regras do programa, o secretário manifesta que alguns pontos trouxeram dúvidas. Ele ressalta, por exemplo, que o documento informa que o município teria autonomia na tomada de decisão sobre o avanço na retomada da economia, mas ainda estaria atrelado ao posicionamento do comitê estadual. Além disso, o titular da Saúde salienta que é preciso verificar a nova lista com a separação das atividades entre as etapas de reabertura da economia e identificar se não haveria impactos para os segmentos já liberados para funcionar em Uberaba.

Outro ponto que merece análise, conforme o secretário, foi a regionalização feita pelo Estado. Ele afirma que Frutal e Iturama foram colocadas na microrregião de Uberaba, pois não possuem leitos de UTI. "Os dois municípios ficaram no nosso agrupamento. É um fator que temos que discutir um pouco mais", declara.

Por enquanto, o Estado ainda não divulgou em qual etapa do plano de reabertura Uberaba estaria enquadrada se aderir ao programa. Pelos parâmetros das regras antigas, a cidade já tinha saído da etapa inicial e poderia ampliar as atividades liberadas a funcionar, o que pode corresponder à fase amarela ou verde da nova versão do Minas Consciente.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por