POLÍTICA

Quem não se profissionalizar vai desaparecer, afirma líder ruralista

Marilu Teixeira
Publicado em 27/07/2020 às 19:49Atualizado em 18/12/2022 às 08:12
Compartilhar

Foto/Reprodução

Gilberto Dias mantém expectativa de que o agronegócio vai sair bastante fortalecido após a pandemia

O mundo precisa de comida e o Brasil produz alimento com qualidade, por isso o agronegócio brasileiro vai sair fortalecido dessa pandemia. A afirmação é do presidente do Sindicato Rural, Gilberto Dias, bastante eufórico com o cenário que vem se desenhando pelo setor nos últimos quatro meses ao comemorar o Dia do Agricultor, celebrado hoje. Para ele, o agronegócio é o segmento que demonstra sobrevivência plena, funcionando muito bem. “O agro não pode parar. O mundo precisa de comida e saímos na frente. Somos campeões na produção com alta liquidez. A produção de soja está batendo recorde, com preços altos, acima do normal. Na pecuária, os leilões virtuais estão rendendo muito mais que no modo presencial. O segmento do leite melhorou muito para o grande produtor com preço na casa dos R$ 2, valor bastante razoável.”

O líder ruralista está bastante otimista, para não dizer eufórico, com a expectativa de que o agronegócio vai sair bastante fortalecido após o país de livrar da pandemia. Para ele, tudo está transcorrendo dentro de uma expectativa de que no próximo ano tudo tenha passado, embora acredite que isso realmente depende de uma vacina. Mas, para ele, o agronegócio tem tudo para dar continuidade, pois os produtores rurais estão se profissionalizando, investindo em equipamentos de alta tecnologia. “Encontramos uma maneira de aumentar a produtividade e com isso aumentar a nossa rentabilidade. Quem não se profissionalizar vai desaparecer”, diz Gilberto, se referindo aos pequenos e conservadores.

Mas, segundo ele, o Sindicato Rural tem apoiado e orientado e lembra que o Plano Safra veio este ano com juros mais baratos, além de aumento no seguro, o que ajuda muito o pequeno produtor a modernizar sua propriedade. “Todo segmento que não pensar grande e se atualizar vai sair do mercado”, prevê o Dias, lembrando que a indústria e o comércio vão exigir mais tempo para se recuperar. “Terão que renascer. O agronegócio não, vamos entrar o ano fortalecido”, diz. Encerrando, Gilberto afirma que é preciso se antecipar à modernidade e manter a esperança. “Estamos otimistas. Comprando, investindo e acreditando no futuro desse Brasil. O mundo precisa de comida. Não tem receita.”

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por