SAÚDE

Vacina promissora contra o câncer será testada em humanos

Publicado em 11/07/2020 às 21:48Atualizado em 18/12/2022 às 07:47
Compartilhar

Pesquisadores do Mater Research  anunciaram o desenvolvimento de uma nova vacina para combater alguns tipos de câncer . Os cientistas já estão prontos para testar o produto em pacientes após as análises pré-clínicas terem apresentado resultados positivos. O centro de pesquisa colaborativo é associado à Universidade de Queensland e parceiro do Translational Research Institute, ambos da Austrália

"Esperamos que a vacina possa ser usada no tratamento de tumores como leucemia mieloide, linfoma não Hodgkin, mieloma múltiplo e leucemias pediatricas, além de outros tumores malignos como câncer de mama, pulmão, renal, ovariano, pancreático e glioblastoma", afirmou a pesquisadora  e líder do estudo, Kristen Radford, em comunicado oficial. 

De acordo com os especialistas, a vacina consiste em uma fusão de anticorpos humanos e proteínas específicas de tumores. Agora, os pesquisadores querem saber a capacidade do produto em atacar as células enquanto ativa uma memória imunológica no paciente. Por enquanto, os testes foram feitos em ratos modificado.

Além de ser mais barata do que outras vacinas já criadas para o câncer, o protótipo ainda tem a vantagem de focar nas células tumorais específicas que criam uma resposta imune ao tumor, maximizando a eficácia do tratamento e ainda minimizando possíveis efeitos colaterais.

O estudo foi publicado no periódico "Clinical and Translational Immunology".

*Com informações de Uol.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por