ALTERNATIVA

Patriotas define dobradinha para eleições municipais

Lídia Prata
Publicado em 10/07/2020 às 21:37Atualizado em 18/12/2022 às 07:44
Compartilhar

OPÇÃO PELA PUREZA

Primeira dobradinha oficialmente definida para a disputa majoritária está confirmada: o Patriotas deve lançar Antônio Neto como cabeça de chapa e o presidente do diretório municipal do partido, Alexandre de Pádua, como seu vice. O Patri, portanto, enfrentará as urnas com chapa pura.

APRESENTAÇÃO

Vídeo em que Antônio Neto se apresenta como pré-candidato a prefeito já está circulando nas redes sociais. Confira a performance dele:

MAUS LENÇÓIS

Por falar em dobradinhas, o presidente do PTB, Jota Júnior, voltou a dizer que não vê a menor possibilidade de uma dobradinha Tony-Grilo, como foi sugerido pelo prefeito Paulo Piau esta semana, em entrevista ao programa O Pingo do Jota. Segundo J.Jr, “o prefeito construiu esse cenário e agora não tem o que fazer”, referindo-se ao estímulo dado por Piau a vários interessados em disputar a eleição para prefeito. Para ele, o prefeito está avaliando mal o cenário. “O quadro está aí colocado e não tem mais volta. O prefeito deixou passar o tempo de reversão do quadro. Não tem como esse cenário mudar mais. Acabou” – avalia o presidente do PTB.

REPETECO

Ainda de acordo com J.Jr, uma dobradinha Tony-Grilo é muito ruim para Uberaba, “Vai mostrar para a população que é mais do mesmo. E a população quer mudança. “Candidatos são pessoas, e não partidos, nem grupos. O eleitor vota em candidato, não vota em grupo, nem em partido”. Para bom entendedor, esse pingo é suficiente para o jota.

ONDE ESTAVA O GRILO?

J.Jr confirmou ao Pingo do Jota que recebeu a dupla Ismar Marão e Heli Grilo, que insistiam na desistência da candidatura do Tony. E que propôs ao vereador Ismar Marão ser o vice de Tony, deixando Heli Grilo continuar com seu mandato de deputado estadual. “Mas aí os dois arrepiaram” – conta J.Jr. “Nós temos de ter maturidade suficiente, principalmente nós, do grupo que elegeu Paulo Piau, porque o Grilo não estava nesse grupo. Quem estava com ele era o MDB, com 21 mil votos, o PTB, com 20.600 votos. O Marcos Montes, com 18.500 votos. E o Franco, com 14.300. Esse foi o grupo que levou Piau à reeleição. Os outros foram agregados depois”, enfatizou J.Jr, dando a entender que Heli Grilo chegou por último, mas quer se sentar na janelinha...

QUEM SABE?

O presidente do PTB não poupou elogios à pré-candidata do PSDB, Pastora Regiane Isidoro.Disse que ela não só pode ser prefeita, como admitiu que ela seria um excelente vice para Tony Carlos.

Mas negou que tenha partido dele a sugestão do nome da pastora para prefeitável do PSDB. “Eles me consultaram e eu disse que é um bom nome” - revelou J.Jr.

APOIO DE PESO

Ex-deputado Antônio Lerin ganhou um apoio de peso na sua batalha para conseguir o comando do PDT em Uberaba: do ex-prefeito Anderson Adauto.

AA é concunhado do presidente estadual do PDT, Mário Heringer, em cujas mãos está o destino do partido em Uberaba. Mulher de Heringer, Walkíria, é irmã de Angela Mayrink, esposa de Anderson.

NEGOCIAÇÃO EM CURSO

Nos bastidores, comenta-se que Lerin e Roberto Velludo estão conversando. Muito. Pode até sair daí um acordo em que Lerin venha a apoiar Velludo, caso assuma o comando do PDT em Uberaba. Pelo acordo, cada um ganharia o que quer.

SEM CHANCE

Embora o ex-prefeito Anderson Adauto possa estar ajudando Lerin a conquistar o PDT, é certo que ele não subirá no caminhão de Roberto Velludo, caso se confirme sua pré-candidatura.

Os dois não se bicam.

VAI DEMORAR

A julgar pelas explicações dadas pela promotora de Defesa da Saúde, Cláudia Marques, tão cedo as academias de ginástica poderão reabrir as portas em Uberaba, como de resto em todo o Estado de Minas Gerais. A liminar concedida quinta-feira pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais na ação movida pelo Procurador Geral de Justiça obriga os municípios a aderir ao plano “Minas Consciente” ou cumprir a Deliberação 17, que estabelecem as normas para o enfrentamento da pandemia no Estado. O Minas Consciente, para se ter uma ideia, aponta os critérios para a flexibilização dos segmentos econômicos de acordo com os índices da pandemia. Já a Deliberação 17 impõe um isolamento social mais rigoroso. Segundo a Promotora Cláudia Marques, enquanto a liminar estiver valendo, não há espaço para discussões em torno de novos avanços no Decreto municipal 5555. E mais: ela entende que Uberaba está no limite da flexibilização, o que significa impedimento à adoção de novas medidas para a retomada da economia.

HORA CERTA

Na avaliação da Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, essa liminar veio na hora certa, pois há uma previsão de pico da pandemia em Minas para a semana que vem. Ela destaca também que há uma enorme dificuldade dos municípios em adquirir equipamentos e medicamentos para sedação de pacientes mais graves que necessitem de entubação. Com isso, a normatização dos critérios de aferição dos indicadores de cada uma dos 853 municípios mineiros é importante para o enfrentamento da doença de modo uniforme todo o Estado, evitando uma eventual explosão no número de casos de vítimas fatais.

CARTÃO VERMELHO

Para o presidente da Aciu, Anderson Cadima (foto), essa liminar do TJMG representa um retrocesso nas medidas que vinham sendo tomadas com sucesso em Uberaba para o enfrentamento da Covid-19. “O Município está fazendo seu papel muito bem feito. Não havia motivo para cortar o cronograma que vinha sendo adotado para a flexibilização” – avalia Cadima. Para ele, essa nova ação judicial deverá atrasar ainda mais a retomada da economia local. Mesmo assim, ele está otimista em relação ao futuro. Quando tudo isso passar, o presidente da Aciu aposta numa reação rápida das empresas, lembrando que vários segmentos produtivos não foram afetados pela pandemia e, paralelamente, Uberaba é forte no agronegócio, hoje um dos principais pilares da economia brasileira.

INTERNET GRÁTIS

A partir de 2021, Uberaba poderá ter internet grátis em algumas de suas principais praças, escolas municipais e postinhos de saúde. É o que promete o presidente da Codiub, Dênis Silva. Ele destaca que a Praça Rui Barbosa e Calçadão da Artur Machado poderão ser os primeiros pontos a receber wi-fi, dentro do programa de implantação de rede pública de dados contratada pelo Município. Contrato já foi assinado com a empresa Tecno-It, vencedora da licitação que envolveu cifras da ordem de R$ 5 milhões.

UBERABA CONECTADA

Os 80 km de fibra ótica que devem ser implantados em Uberaba, segundo o presidente da Codiub, representarão uma economia substancial para os cofres do Município. Hoje a Prefeitura gasta com internet algo em torno de R$ 180 mil mensais com operadora privada. Fora os gastos com telefone. Com a rede própria, esse gasto deve cair a um terço.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por