ALTERNATIVA

Contabilistas denunciam desidratação da Receita Estadual em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 06/07/2020 às 12:53Atualizado em 18/12/2022 às 07:38
Compartilhar

QUEM FICA COM O PDT?

Vence hoje o mandato da comissão provisória do PDT, presidida até aqui pelo advogado Jacob Estevam. E o futuro do partido é incerto em Uberaba.

Nos bastidores são fortes os rumores dando conta de articulações intensas do ex-deputado Antônio Lerim para tomar o controle do PDT, dando uma espécie de “rasteira’ na cúpula partidária local. A decisão está nas mãos do deputado federal Mário Heringer, presidente da sigla no Estado.   

  DEBANDADA GERAL Dependendo da decisão de Heringer, o PDT Uberaba poderá ficar sem chapa de candidatos a vereador este ano. Não será surpresa se houver uma debandada geral. Veja por que: Lerim (FOTO)  só conseguiu sua filiação por decisão judicial. Não tem base partidária para dar suporte à sua eventual pré-candidatura a prefeito, já que a maioria dos convencionais do PDT não o apoia. Aliás, esta coluna noticiou a existência de um abaixo-assinado de pré-candidatos a vereador pelo partido, deixando clara a insatisfação do grupo com a filiação de Lerim. E mais: ameaçam desistir de disputar cadeira na Câmara, caso se confirme a candidatura de Lerim a prefeito.    MAUS LENÇÓIS Não é a primeira vez que o PDT vive essa situação conturbada em Uberaba. Em eleições municipais passadas o partido amanheceu com um presidente da Provisória e anoiteceu com outro, o que inviabilizou a sua representação política no Legislativo. Esse fato acabou repercutindo também nos votos que o PDT conquistou em Uberaba nas eleições para deputado e Presidente da República.  Agora corre o mesmo risco, caso se confirme a mudança no comando local. E isso certamente vai arranhar sua credibilidade e levantar dúvidas sobre os reais motivos para essa prática recorrente de  troca-troca. Sem contar a insegurança dos filiados, que são surpreendidos no meio do “jogo” eleitoral com a substituição do “técnico”...   CARTA NA MANGA

Quando você pensa que todas as cartas estão na mesa, aí surge o PSDB descartou um “coringa”. Foi o que aconteceu no fim de semana em que os tucanos lançaram oficialmente o nome da pastora Regiane Isidoro como pré-candidata a prefeita do partido. Por essa ninguém esperava.

Aliás, o partido flertou por muito tempo com Marcos Jammal, mas o namoro não firmou. Depois pediu a delegada Sandra Wazir em “casamento”, sem sucesso. A pastora Regiane não estava sequer cotada entre os nomes “prefeitáveis” do partido. Daí a surpresa.

SERÁ UM BLEFE?

Uma coisa é certa: o PSDB provocou um bochicho danado com esse anúncio do nome da pastora evangélica como sua pré-candidata a prefeita. Boa parte dos articuladores políticos fala que a pré-candidatura de Regiane Isidoro não passa de “blefe” e que o PSDB está lançando um nome apenas “marcar território”. Falam até que essa opção teria surgido de uma conversa entre o presidente tucano Thiago Tiveron e interlocutores do presidente do PTB, Jota Júnior.

O interessante é que o PSDB está na base do governo Paulo Piau e o próprio Tiveron foi nomeado recentemente para ocupar o cargo de vice-presidente da Cohagra...

ATÉ O FIM

A pastora Regiane Isidoro garante que sua pré-candidatura é pra valer e que pretende levar seu propósito até o final. Ligada à Igreja do Evangelho Quadrangular ao lado do marido, que também é pastor. Regiane Isidoro acredita que seu grande desafio será conseguir que a comunidade evangélica apoie seu nome.

Segundo ela, há mais de 150 igrejas evangélicas em Uberaba e cerca de 60 mil seguidores. Só da Quadrangular são 18 igrejas, uma delas na avenida Claricinda Alves Resende, no trajeto para o Residencial Flamboyant, onde Regiane reside com a família.

NA MIRA

Se depender apenas da vontade do ex-presidente da Funel, ele só entrará na disputa eleitoral deste ano para ser cabeça de chapa, ou, na pior das hipóteses, candidato a vice. Foi o que Luiz Medina revelou em entrevista à Rádio JM. Portanto, engrossar o “chapão” de candidatos a vereadores do MDB está totalmente fora dos seus planos. “Não tenho perfil para legislador. Gosto de atuar como executivo” – frisou Medina.

HORA CERTA

Convite a Luiz Medina para disputar a convenção interna do MDB partiu do presidente do diretório municipal, Fabiano Elias, na mesma época em que eram cogitados outros nomes no partido, como José Renato Gomes e Silvana Elias. Mas, segundo ele, preferiu o momento certo para se apresentar à população, em vez de badalar seu nome com antecedência. E mais: Medina acredita que o tempo está cuidando de fazer uma seleção natural dos nomes que chegarão em novembro como candidatos, efetivamente.

BOM SENSO

“Infelizmente ninguém consegue prever o que vai acontecer daqui pra frente. Por isso, o adiamento das eleições municipais foi uma decisão de bom senso”. Avaliação é do deputado federal Franco Cartafina. Segundo ele, além de possibilitar um prazo mais elástico para os candidatos conquistarem o voto dos eleitores, servirá para o planejamento adequado do esquema de votação pelo TSE. Algumas questões ainda precisam ser equacionadas. “Haverá mais salas para votação, ou se a opção será por espaços ao ar livre? Haverá horário exclusivo para votação dos eleitores que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus? Enfim, há muitas questões para serem discutidas” – afirma Franco Cartafina. Por outro lado, ele ressalta que não há no Congresso Nacional qualquer discussão sobre a possibilidade de voto 100% eletrônico, para evitar o voto presencial dos eleitores do grupo de risco.

FAKE NEWS

Confirmando que tem conversado com vários outros partidos nesse momento, o deputado Franco Cartafina reforça que o seu pré-candidato a prefeito é Daniel Cecílio. Qualquer especulação em contrário é conversa fiada.

NOVAS REGRAS

Secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso, acredita que a Prefeitura terá de mudar a forma de concessão de alvarás para funcionamento de empresas em Uberaba. Ele defende uma revisão imediata no sistema, para adequar os alvarás à atividade principal de cada estabelecimento. Segundo Wellington, muitas empresas se apegam a atividades secundárias como subterfúgio para burlar os decretos municipais que disciplinam a atividade econômica nesse momento de pandemia. Com esse expediente, quem nunca atuou como supermercado de repente passou a vender arroz e feijão…

MÁSCARA OU MULTA

Mais de 180 pedestres já foram multados por transitarem sem máscara pelas ruas da cidade. O secretário Wellington Cardoso, no entanto, acredita que o nível de conscientização da população sobre a necessidade de usar máscara já melhorou consideravelmente, embora ainda existam muitos teimosos por aí.

A teimosia vai doer no bolso deles.

CORAÇÃO PARTIDO

Não teve quem não se emocionasse com o áudio do marido da vítima do coronavírus que circulou nos grupos de whattsapp agora à noite, poucos minutos depois de constatado o óbito de sua amada esposa. Jovem, 42 anos, com uma vida inteira pela frente…

O óbito ainda não está incluído nos boletins oficiais. Mas ela não é só mais uma vítima a engrossar as estatísticas. É uma vida que se vai e deixa uma família devastada pela dor.

Mais cedo, uma jovem de 23 anos também perdeu a batalha contra esse vírus, em Uberaba. Muito triste.

OLHA A LOTAÇÃO AÍ, GENTE!

Quando chegam as notícias das vidas perdidas para o coronavírus fica mais evidente a necessidade de adotarmos medidas de prevenção. Uma delas é evitar o que se tem visto na cidade: ônibus superlotados, com passageiros em pé, como ocorreu nesta segunda-feira, por volta de 7h15 min, no terminal do Beija-Flor.

Pois é…

BEM FEITO

Os chineses têm um provérbio antigo que diz o seguinte: “se alguma coisa merece ser feita, merece ser bem feita”. Esse provérbio precisa ser assimilado pelos controladores de acesso de clientes nos supermercados. Em alguns casos, eles ficam de papo com colegas de trabalho, e não prestam a menor atenção à temperatura do cliente que está entrando na loja. Há casos em que encostam o termômetro na testa do cliente, prática esta que representa risco de contaminação.

FIM DA LINHA

Receita estadual em Uberaba está franco processo de desidratação. Mais de cinco servidores se aposentaram. Outro faleceu. Os contratos temporários não foram renovados, nem substituídos. Já os contratados do Sistema Tecnológico da Informação não foram reconduzidos. Segundo informação do Sindicato dos Contabilistas, o atendimento naquela repartição já está entrando em colapso.

Já perdemos a Receita Federal e agora corremos sério risco de perder a estadual também.

PIAU NO PINGO DO JOTA

Desde o início do distanciamento social imposto pelo coronavírus, o prefeito Paulo Piau concedeu entrevistas apenas por telefone. No entanto, hoje estará ao vivo nos estúdios da Rádio JM para participar do programa O Pingo do Jota, a partir das 8h30. Não perca!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por