POLÍTICA

Investidores alemães projetam produzir etanol de milho na ZPE em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 03/07/2020 às 21:13Atualizado em 18/12/2022 às 07:36
Compartilhar

Foto/Reprodução

Maurício Araquam, diretor da Brid Logística, disse que são os primeiros contatos, mas que as tratativas vão seguir agora via web

Investidores alemães apresentaram esta semana proposta para instalação de usina de milho na ZPE em Uberaba. O anúncio do projeto foi feito por meio de reunião virtual pelos empreendedores estrangeiros a representantes do setor rural da cidade.

O investimento apresentado tem o envolvimento da empresa Brid Logística, em parceria com grupo de investidores alemães que apresentaram interesse em Uberaba. “Esse foi o primeiro contato que tivemos com os produtores rurais da cidade. O grupo já conta com outras unidades produtoras de etanol de milho via parceria e a ideia é replicar este modelo em Uberaba. O diálogo foi aberto e as tratativas continuarão ao longo de alguns dias via web”, explicou o diretor da empresa, Maurício Araquam. O executivo ainda ressaltou que a produção de álcool não seria restrita apenas para a combustão, mas também direcionada para a indústria farmacêutica, cosmética e também para a produção de alimentação animal.

Já a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, avalia que o conceito é muito usado nos Estados Unidos e seria adequado para a região do Triângulo, que se destaca pela alta produção de milho. "A proposta é direcionada exatamente para os produtores, que passariam a ser parte integrante deste processo”, explica. Roy destaca ainda que a instalação da usina seria um estímulo a mais para a efetivação do aeroporto de cargas. “O empreendimento agregará valor da nossa carga exportada e seria um reforço para a chegada do aeroporto internacional. Esse trabalho entra nesse pacote que vem sendo feito e envolve parcerias locais. Dessa forma, valorizamos os produtos produzidos aqui na região de Uberaba e Triângulo Mineiro”, destaca.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, ressalta que o empreendimento pode ser o pontapé para consolidar a ZPE Uberaba, que permanece apenas no papel há 10 anos. "Esperamos que mais um investimento possa prosperar, assim como tantos outros que virão. Estamos fazendo o nosso dever de casa, somos responsáveis por este trabalho e muito em breve vamos ver a ZPE em pleno funcionamento”, finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por