CIDADE

Até o fim de julho, Delegacia da Receita de Uberaba vira agência

Novo regimento interno da Receita Federal deve ser publicado nos próximos dias e a transformação ainda não ocorreu pelo adiamento do prazo para declaração do Imposto de Renda

Daniela Brito
Publicado em 17/06/2020 às 19:49Atualizado em 18/12/2022 às 07:08
Compartilhar

Foto/Arquivo 

Prédio que hoje abriga uma Delegacia da Receita Federal será transformado em Agência de Atendimento do órgão

Novo regimento interno da Receita Federal, a ser publicado nas próximas semanas, vai concretizar a transformação da Delegacia Regional da Receita Federal em Agência de Atendimento em Uberaba. A medida faz parte da reestruturação nacional do órgão, previsto em decreto do governo federal.

Segundo o delegado-adjunto Sizenando Ferreira, a previsão é que a publicação do novo regimento interno ocorra até o dia 29 de julho e, partir daí, aconteça a consolidação da transformação efetivamente. No entanto, ele revela que a Delegacia Regional de Uberaba ganhou “sobrevida” devido ao prazo final para entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, que expira no dia 30 de junho.

Isto porque o Serviço de Processamento de Dados (Sepro) não vai conseguir finalizar as migrações e adaptações necessárias para a implantação da nova estrutura. Neste sentido, um decreto publicado ontem prorrogou a reestruturação por mais um mês. “Isso significa que a Delegacia de Uberaba terá mais um mês de vida”, diz Sizenando Ferreira.

O delegado-adjunto também explica que a mudança não prejudica o atendimento ao público, que continuará normalmente. Porém, Uberaba perde autonomia e todas as decisões administrativas, visto que a agência ficará subordinada à Delegacia Regional de Uberlândia. Além disso, os servidores que não fazem parte do atendimento serão lotados na Delegacia de Uberlândia. Alguns terão o exercício na Delegacia de Belo Horizonte e outros, na unidade de Juiz de Fora.

A mudança de status da Delegacia Regional de Uberaba obedece ao Decreto nº 9.679/2019, que prevê o fechamento de 21 mil cargos comissionados, funções e gratificações do governo federal, além da Portaria nº 13.623/2019, que prevê redução de 50% da estrutura administrativa de todos os órgãos vinculados ao Ministério da Economia até 30 de junho de 2020.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por