ALTERNATIVA

Rodrigo Mateus acusa MDB de blefar com candidatura a prefeito

Lídia Prata
Publicado em 16/06/2020 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 07:05
Compartilhar

É BLEFE?

Principal assessor do deputado federal Franco Cartafina, Rodrigo Mateus aposta que o MDB não irá disputar as eleições majoritárias este ano em Uberaba. Mesmo tendo dois nomes cogitados como pré-candidatos, que são o vereador Luiz Dutra e o ex-presidente da Cohagra Marcos Jammal, Rodrigo Mateus entende que o MDB está blefando.

Restará ao partido se empenhar para eleger vereadores, já que conta com uma chapa bastante pesada de candidatos.

CHANCE REMOTA

Se depender do conselho dado por Rodrigo Mateus, o deputado Franco Cartafina continuará em Brasília, defendendo seu mandato, em vez de disputar eleição para prefeito. “Nossa visão é um pouco mais abrangente, e o deputado Franco deve se consolidar como parlamentar, apoiando os 22 candidatos do PP na nossa região. É uma questão de coerência. Na hora em que precisou do apoio dos prefeitos para se eleger deputado, ele teve o apoio. Agora, os prefeitos querem ter o apoio do deputado para seus candidatos” – destacou Rodrigo.

ERRO DE ESTRATÉGIA

O deputado não pode ser chamado para vir disputar a eleição porque o grupo político a que pertence não fez o dever de casa. Foi o que disse Rodrigo Mateus. Para ele, o prefeito Paulo Piau errou ao deixar de indicar seu candidato na hora certa. Com isso, surgiram vários nomes na base aliada, mas nenhum devidamente “trabalhado” pelo governo para a sucessão. “Tanto é que temos uma eleição sem favoritos. Se os nomes que tinham a simpatia do prefeito não são candidatos, todos os outros estarão na disputa em pé de igualdade” – analisa. E aí? Você concorda ou discorda?

DATA MARCADA

Tem mais: Rodrigo Mateus garante que o deputado Franco Cartafina firmou compromisso em 2016 com o grupo do prefeito Paulo Piau, mas esse compromisso termina em 31 de dezembro de 2.020. Daí em diante estará livre para traçar seu caminho, porque não recebeu qualquer proposta para renovação desse compromisso.

Como assim?

ÚNICA OPÇÃO

Na análise do quadro eleitoral de Uberaba, Rodrigo Mateus ainda diz que Tony Carlos passou a ser a opção mais viável para o grupo do prefeito Paulo Piau. Embora na opinião de Rodrigo o prefeito nada tenha feito para manter Tony no MDB, agora terá de ver seu partido, o MDB, caminhar com o ex-deputado. Aliás, Rodrigo fala que Tony nunca saiu do grupo do prefeito “pra valer”.

DOBRADINHA EM XEQUE

Acredite, se quiser: Noeme Andrade, já anunciada companheira de chapa do pré-candidato a prefeito Leandro da Visão, é assessora parlamentar do vereador Fernando Mendes, do MDB.

ANO PERDIDO

Na opinião da secretária municipal de Educação, Silvana Elias, o primeiro semestre letivo de 2020 está irremediavelmente perdido. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM, ela destacou que as atividades remotas são meramente paliativas. Não se pode dizer sequer que se enquadram como ensino à distância, pois se caracterizam apenas como alternativa para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus sobre a Educação. Esta semana os professores começam a avaliar os resultados desse trabalho para ver mensurar caso a caso o que os alunos da rede municipal conseguiram aprender ou aproveitar do conteúdo apresentado por esse novo meio de transmissão de conhecimentos.

O ideal, segundo Silvana Elias, seria diluir o conteúdo programático de 2020 nos anos seguintes, para que os alunos não ficassem prejudicados. Mas, diante da falta de uma posição do Ministério da Educação para definir as diretrizes a serem adotadas no ensino em nível nacional, essa decisão caberá a cada município.

DESAFIOS EM SÉRIE

O isolamento social imposto pela pandemia tem-se mostrado um desafio não apenas para os alunos, como também pelos professores da rede pública. Boa parte deles não dominava a tecnologia e teve de se adaptar. Já aos alunos o maior problema continua sendo a dificuldade de acesso ao conteúdo digital, por falta de internet.

BOA NOTÍCIA

Considerada uma das decisões judiciais mais importantes na área tributária das últimas décadas, o reconhecimento de que é indevido o ICMS na base de cálculo do Pis/Cofins será tema de live nesta quarta-feira, às 18h30, no instagram da ACIU. A ação foi vencida pela ACIU e contemplará todos os seus associados. Com isso, o valor que foi pago pelas empresas de 2006 para cá poderá ser utilizado a partir de agora, como crédito compensatório sobre outros tributos federais futuros. Na live, o advogado Paulo Emílio Derenusson vai explicar como os empresários devem proceder para usufruir desse benefício. Uma vitória e tanto, graças à iniciativa da ACIU.

PASSO IMPORTANTE

Nem só de más notícias e preocupações vivemos nós. A ACIU obteve liminar em outra ação na qual discute a incidência da contribuição previdenciária patronal sobre verbas rescisórias, tais como aviso prévio indenizado, indenização por férias não gozadas, adicional de 1/3 sobre férias, 15 dias de afastamento do empregado, entre outras. Neste caso também poderão ser compensados os valores pagos nos cinco anos anteriores à ação. Tudo isso será devidamente explicado aos associados, na live desta quarta-feira, às 18h30.

RAZÃO E SENSIBILIDADE

Um jovem fugiu da UPA São Benedito na tarde desta terça-feira e saiu pelado pela rua José Alencar, atravessando a Tristão de Castro sob olhares curiosos dos pedestres e motoristas que passaram pelo local. Um cidadão filmou a cena e postou em redes sociais, com críticas à saúde pública em Uberaba. Fico pensando como os valores humanos estão mudados. Em vez de compaixão e respeito ao pobre rapaz em surto psicótico, predominou a preocupação em filmar para expor a tragédia alheia em redes sociais...

BOM EXEMPLO

Em tempos de pandemia, enquanto agências bancárias são fechadas em Uberaba por descumprimento das normas sanitárias, outras ganham nota 10 do Procon e da fiscalização de Posturas. É o caso da Sicoob Uberaba, que vem adotando medidas de prevenção para sua equipe e cooperados, com limitação de pessoas para acesso às agências conforme a área quadrada de cada uma, distanciamento interno com assentos identificados, horário especial de atendimento para pessoas do grupo de risco, dentre outras ações que revelam o compromisso e a responsabilidade da Sicoob Uberaba com sua equipe e clientela. Taí um bom exemplo a ser seguido.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por