CIDADE

Com academias fechadas, turma do pedal ganha reforço e eleva demanda nas bicicletarias

Bicicletarias da cidade notam aumento na procura por bikes novas e também por revisão

Raiane Duarte
Publicado em 16/06/2020 às 15:36Atualizado em 18/12/2022 às 07:05
Compartilhar

Fotos/Jairo Chagas

Hábitos comportamentais estão diferentes desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus começou. A forma de se exercitar e onde treinar também mudou. Com academias e parques fechados as pessoas começaram o procurar outras opções, entre elas o ciclismo. A atividade de pedalar está ganhando mais adeptos e as bicicletarias de Uberaba registram aumento na demanda.

Gerente de uma bicicletaria localizada na Leopoldino de Oliveira, Rogério Evangelista afirma que a procura cresceu e que as pessoas estão tanto buscando bicicletas novas como também estão tirando os veículos de duas rodas da garagem e fazendo uma boa manutenção. Rogério explica que a loja ficou um período fechada, porém, assim que foi permitida a reabertura, o aumento de vendas foi evidente.

Rogério liga esse movimento além do normal ao fato de as academias estarem fechadas e também os bares, fazendo com que as pessoas procurem outras opções de exercício e também de lazer.

Uma outra loja especializada em bikes localizada na avenida Nossa Senhora do Desterro também notou um aumento significativo nas vendas. A gerente Giovana Felix conta que: “de dois meses para cá cresceu muito. Vendemos bastante bicicletas novas e revisão também estamos vendendo, no mínimo dobrou as vendas”.

Contudo, em uma bicicletaria de bairro, localizada na avenida Bandeirantes, que trabalha apenas com mão de obra e peças básicas, a demanda permaneceu da mesma forma.

O publicitário Jorge Borba mudou sua rotina de exercícios físicos depois que a pandemia chegou. Além de migrar da academia para os exercícios em casa e em uma praça, ele começou a pedalar para ir ao serviço. A ideia de utilizar a bicicleta surgiu também depois de precisar deixar o carro na oficina, porque, assim, além de se exercitar não iria precisar utilizar o transporte público e se expor a um possível risco contaminação. Jorge acabou gostando de pedalar e faz aproximadamente os 5 km de distância em 15 minutos.

É possível notar, tanto nas vias dentro da cidade, quanto nas zonas mais afastadas, novos adeptos e velhos apaixonados pelo formato pedalando O que levar em consideração

O vendedor da bicicletaria da Desterro, Vitor Oliveira explica que para quem quer comprar uma bicicleta nova é importante primeiro olhar os componentes do veículo e optar por marcas que são referência no mercado. Também é interessante escolher bicicletas com componentes que irão requerer menos manutenção.

O gerente Rogério Evangelista também destaca a necessidade de comprar um conjunto harmonioso e acrescenta que é necessário saber como irá usar a bike. “Depende também da aplicação que você quer, se é esporte ou lazer, se é somente andar na cidade, ou se é esporte um pouquinho mais intenso”, explica. O gerente ainda ressalta que é muito importante usar os acessórios de segurança como capacete e luva. Ele também pontua que o sinalizador para quem vai andar à noite é imprescindível. Medidas sanitárias

É importante lembrar que as medidas de distanciamento e biossegurança precisam ser seguidas. Em Uberaba, conforme o Decreto 5555/20, é permitida a atividade física em praças, avenidas e até mesmo na área rural, desde que seja praticada sozinha, ou seja, sem a companhia de ninguém. Assim, quem deseja fazer uma atividade física ao ar livre deverá ir desacompanhado para não gerar aglomeração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por