POLÍTICA

Judiciário diz haver diferenças entre dados da Prefeitura e de laboratórios

Gisele Barcelos
Publicado em 13/06/2020 às 15:24Atualizado em 18/12/2022 às 07:04
Compartilhar

Reprodução

Tabela apresentada no despacho do juiz Élcio Arruda ao contestar informações do boletim epidemiológico do município

Na decisão, a Justiça Federal aponta que o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na cidade pode ser bem maior do que os dados oficiais divulgados em boletim epidemiológico da Prefeitura. Uma planilha apresentada pelo juiz federal indica que Uberaba já teria ultrapassado o total de 300 casos positivos no fim de maio. Entretanto, o relatório do governo municipal informava que a cidade só atingiu esse patamar no dia 8 de junho, quando foi divulgado boletim com 338 pacientes com diagnóstico confirmado para Covid-19.

Conforme o levantamento realizado pelo Judiciário em laboratórios particulares da cidade, 3.346 testes para coronavírus teriam sido realizados em Uberaba desde 1º de março até 29 de maio. Desse total, 355 tiveram resultado positivo para Covid-19, enquanto outros 2.891 foram negativos e 100 inconclusivos. Os dados foram repassados diretamente pelos laboratórios.

O juiz manifesta na decisão que o número contrasta dos dados do boletim epidemiológico divulgado no dia 28 de maio, que apresentava apenas 180 casos positivos de coronavírus e 104 pacientes aguardando resultado de testes. “Os elementos e dados reais assim compendiados, quando confrontados àqueles registrados nos Boletins Epidemiológicos Diários da Prefeitura Municipal de Uberaba, deixam à mostra o distanciamento entre o cenário real e o ‘oficial’”, questionou.

Com isso, o magistrado posicionou que permanece a preocupação levantada pelo Ministério Público Federal ao mover a ação civil pública questionando a transparência quanto à situação real da pandemia na cidade e as medidas adotadas para evitar o “contágio galopante”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por