SAÚDE

Sentir sono depois de comer é normal?

Publicado em 09/06/2020 às 15:34Atualizado em 18/12/2022 às 06:56
Compartilhar

Para muita gente é normal bater aquele soninho depois do almoço, né? Mas, o que muitas pessoas não sabem é que isso realmente tem uma explicação científica - pois o nosso corpo tende a focar na digestão e, por isso, a vontade de dormir acaba surgindo.

Um dos grandes responsáveis por dar essa vontade de dormir um pouco é um hormônio responsável pelo metabolismo da glicose. Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, a taxa de insulina fica mais alta após as pessoas se alimentarem e uma das características que isso está acontecendo é o sono e a outra é que o organismo está priorizando a digestão dos alimentos.

Mas você deve se perguntar o que a digestão tem a ver com o sono? Segundo a nutricionista, quando este processo está sendo realizado no organismo o cérebro fica menos oxigenando, o sistema nervoso fica menos irrigado, o que deixa o corpo mais relaxado, em menos estado de alerta, causando, assim, a sonolência.

Quando comemos grandes quantidades esse efeito de sono tende a ser ainda maior. Por isso, para quem não quer ou não pode tirar uma soneca depois do almoço, a alternativa sugerida é consumir alimentos ricos em fibra e evitar refeições pesadas.

As fibras não apenas ajudam a regular o intestino como também dão a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar e sendo grandes aliadas de quem quer tentar maneirar na quantidade de comida que consome durante as refeições.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por