GERAL

O que é taxa selic e como impacta os investimentos

Publicado em 08/06/2020 às 16:26Atualizado em 18/12/2022 às 06:53
Compartilhar

Investir bem é investir com critérios, conhecendo não somente as formas como os ativos podem render, mas principalmente, as regras que justificam o comportamento deles.

É nesse contexto que o investidor precisa saber mais sobre conceitos como a taxa de juros, os índices que medem a inflação, entre outros.

No que diz respeito à renda fixa, talvez nenhum termo seja tão importante quanto a taxa Selic, fundamental para o investidor de qualquer perfil.

Saber o que ela é e entender como funciona permite saber também sobre o impacto que ela tem no universo dos investimentos.

O que é a taxa Selic

É a taxa básica de juros da economia. A Selic é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ligado ao Banco Central do Brasil.

A cada 45 dias, ele se reúne para estabelecer metas para a política econômica nacional, determinando o valor da Selic. A ideia é que essa definição ressoe em grande parte das práticas adotadas no mercado.

Isso é importante porque a Selic serve como referência para uma série de operações realizadas por instituições financeiras e especialmente para outras taxas praticadas no mercado.

O fato é que o mercado acompanha a Selic, pois na prática ela funciona como um mecanismo de controle inflacionário e de estímulo para o consumo. Dependendo do patamar em que a Selic se encontra, ela pode aquecer ou desaquecer a economia. Qual é a importância da taxa Selic

Para o cidadão comum, o mais importante é saber que mesmo que não invista ou que invista em ativos que não são a Selic, os demais juros praticados no mercado seguem a referência dela.

Dessa forma, se ele costuma comprar no cartão de crédito, por exemplo, os juros cobrados pelo banco tomam como referência a Selic.

O mesmo acontece quando as instituições financeiras fazem cálculos para definir seus critérios de cobrança: a taxa sempre é tomada como ponto de partida para se chegar a um valor.

Em resumo, quando a Selic está em baixa, os juros que chegam para o consumidor, também estão. E se ela está em alta, os juros também acompanham essa tendência.

Os juros mínimos de crédito que são praticados na economia como um todo dependem daquilo que o Copom definir para a Selic.

Mesmo investimentos que seguem outros índices também são impactados por ela.

É o caso do IPCA, que mede a inflação. Quando a Selic está em baixa, a tendência é que a oferta de crédito seja mais atrativa, pois os juros serão menores. Isso estimula o consumo e faz mais dinheiro girar na economia. A consequência disso geralmente é uma inflação maior.

O controle da Selic serve também como recurso para o Banco Central controlar a inflação. Como a taxa Selic interfere no rendimento dos investimentos

Considerando o mercado de investimentos, a Selic tem um impacto ainda mais significativo. Isso porque ela influencia a ação de indexadores como o IPCA e o CDI.

No caso do Tesouro Direto, por exemplo, este é um tipo de investimento que é apresentado ao consumidor sob três possibilidades de rentabilidade, sendo que o comportamento da Selic impacta em todas elas. Seja diretamente, no caso do Tesouro Selic e indiretamente, no caso do Tesouro IPCA+ e do Tesouro Prefixado.

A Poupança, por sua vez, segue uma regra de cálculo desde 2012 que atrela sua rentabilidade aos resultados da Selic.

Se a taxa estiver igual ou acima de 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% ao mês acrescido de uma taxa referencial. Abaixo disso, o rendimento da Poupança é de 70% da Selic.

Ativos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), também sofrem influência, pois a formação do CDI segue a referência da Selic, sem se distanciar consideravelmente dela.

No geral, o mais importante a saber sobre a Selic: é uma taxa que tem interferência direta ou indireta em toda a economia.

Não por acaso, com as sequentes reduções no índice nos últimos anos, o mercado de renda variável tem se tornado cada vez mais atrativo para os investidores.

O motivo é que, com a Selic em baixa, o mesmo ocorre na rentabilidade de investimentos atrelados a ela. Desta forma, quem antes optava pelo investimento em renda fixa buscando resultados significativos, agora passe a procurar esse desempenho em outros mercados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por