SAÚDE

Documentários sobre saúde na Netflix para se informar durante a pandemia

Publicado em 08/06/2020 às 16:17Atualizado em 18/12/2022 às 06:53
Compartilhar

 Fonte: Unsplash.com

Uma das grandes facilidades da Netflix é que, com um pouco de paciência, você pode acabar encontrando documentários fascinantes que nunca apareceriam na sua tela inicial, mas que, no entanto, impressionam e informam. Com a ajuda da equipe de especialistas do Saudável&Forte, preparamos uma lista com produções imperdíveis.

Quando a cineasta Rayka Zehtabchi, de 25 anos, ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem, ela teve uma das melhores falas da noite: "Não acredito que um filme sobre menstruação acabou de ganhar um Oscar!". Você se sentirá surpreso e inspirado por este filme de 25 minutos que mostra como mulheres e meninas em uma pequena cidade da Índia foram estigmatizadas pelo ato normal e saudável de menstruar - e como um grupo de estudantes americanos do ensino médio arrecadou dinheiro para enviá-las uma máquina de fazer absorventes que mudou suas vidas. Você nunca mais verá uma caixa de absorventes da mesma maneira.

Take Your Pills 

Este documentário oferece uma visão clara da indústria de estimulantes como a ritalina, avaliada em US$ 13 bilhões, que são usados ​​não apenas para tratar crianças com TDAH, mas também para prover energia a estudantes universitários, atletas e empresários da indústria da tecnologia que trabalham sem parar. 

O filme não deixa de ser polêmic alguns pais de crianças que foram enormemente ajudados por esses medicamentos acham a produção unilateral. Assista e decida por você mesmo. 

A User’s Guide to Cheating Death 

O professor e pesquisador de saúde canadense Timothy Caulfield apresenta esta série de documentários em seis partes, na qual ele analisa de maneira bem-humorada e informativa conceitos que escutamos com frequência, como desintoxicação, "100% natural" e células-tronco, através das lentes da história, da cultura pop e da ciência. É como ir a uma exposição de saúde com um amigo inteligente e engraçado. 

A Life of Its Own: The Truth About Medical Marijuana 

Enquanto os políticos discutem a legalização da maconha recreativa em alguns países do mundo, uma narrativa totalmente diferente está sendo exibida para pacientes que usam a droga para aliviar náuseas e dores debilitantes de tratamentos de câncer e outras condições. 

A jornalista australiana Helen Kapalos analisa intimamente o assunto controverso através da história de um homem de 24 anos cujo uso de maconha durante a quimioterapia mudou a mente de uma cidade inteira - incluindo seu pai, um ex-policial que combatia o tráfico de drogas. 

The C Word 

Meghan LaFrance O'Hara havia acabado de produzir o premiado documentário de saúde de Michael Moore, Sicko, quando sua vida deu uma guinada drástica: ela foi diagnosticada com câncer de mama em estágio 3. Neste documentário, ela leva os espectadores para dentro de sua própria jornada, enquanto explora como as mudanças no estilo de vida podem ser a chave para impedir que as células cancerígenas se espalhem em primeiro lugar. 

Não há curas milagrosas ou pílulas mágicas aqui, mas esse é o ponto - a maneira como LaFrance O'Hara e Dr. Steven Servan-Schreiber conectam os pontos entre nutrição, exercício, estresse, toxinas e câncer é clara e atraente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por