CIDADE

Alunos de escola particular criam perfil e ajudam estudantes das públicas no Enem

Daniela Brito
Publicado em 06/06/2020 às 12:15Atualizado em 18/12/2022 às 06:51
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Reprodução

Um dos objetivos do perfil no Instagram é reduzir as desigualdades

Em tempos de pandemia, estudantes do ensino médio do Colégio Opção oferecem, por meio de rede social, conteúdos para alunos de escolas públicas que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto tem como objetivo auxiliar alunos prejudicados com a suspensão das aulas e minimizar as desigualdades sociais causadas pela pandemia.

O “Estude em Casa” (@estude_e.m._casa) é um perfil no Instagram que divulga gratuitamente conteúdos semanais com possibilidade de explicações inbox e por vídeos, auxiliando a parcela estudantil que não possui a mesma oportunidade que os responsáveis pela iniciativa. Além disso, todo material está alinhado com as diretrizes nacionais da educação, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Matriz de Referência Enem.

Um dos idealizadores, o estudante João Pedro Pansani diz que a ideia surgiu para ajudar alunos da rede pública, que, ao contrário daqueles que estudam na rede particular, tiveram as aulas interrompidas durante a pandemia, e ao mesmo tempo diminuir a desigualdade social. “Nós tivemos continuidade em nossas aulas e atividades, porém a desigualdade brasileira é grande e observamos que muitos estudantes não possuem os mesmos acessos. Aí tivemos a ideia de gerar possibilidades de desenvolvimento de habilidades para estudantes que farão o Enem este ano, por meio de apoio mútuo, a fim de contribuir um pouco para diminuir essa desigualdade que a pandemia escancarou”, diz.

A professora de empreendedorismo e inglês Ana Laura Zampier foi o fio condutor para os alunos no desenvolvimento do projeto. “Eu auxiliei a traçarem algumas estratégias para conseguirem o maior alcance da divulgação, pois o objetivo é atingir, principalmente, os alunos de escola pública”, diz. Mas, segundo ela, a divisão de tarefas, postagens, disciplinas, pesquisa e apropriação da BNCC é de iniciativa exclusiva dos alunos, “que têm um nível de autonomia e liderança que a escola ajuda a desenvolver há muito tempo”, diz.

Participam do projeto “Estude em Casa” os alunos Andressa Manoela Cosmo, Gabriel Marega, João Pedro Pansani, João Vitor Bonfim, Luísa Lenza, Maria Clara Perez, Maria Fernanda Cordeiro, Mariana Pessoa, Paula Gabryelle Moraes, Raphaela Gobbo e Vanessa Marques. 

 

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