CIDADE

Zoonoses intervém em imóvel com mais de 40 toneladas de lixo

Ação ocorreu após notificação do proprietário e decorrido o prazo para providências, conforme prevê o Decreto de Situação de Risco Iminente do município

Daniela Brito
Publicado em 13/03/2020 às 07:19Atualizado em 18/12/2022 às 04:52
Compartilhar

Jairo Chagas

Área no bairro Gameleiras estava tomada pelo lixo e foi necessário o uso de retroescavadeira e caminhão para promover a limpeza

Departamento de Controle de Zoonoses realizou nova intervenção para limpeza de imóvel fechado em Uberaba. A ação aconteceu na rua Maringá, no Parque das Gameleiras, com a retirada do lixo acumulado para minimizar a propagação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O serviço de limpeza do terreno teve início na quarta-feira (11), quando foram retiradas 24 toneladas de lixo. Na quinta-feira (12) o trabalho foi retomado logo pela manhã, sendo necessário o suporte de um caminhão e um trator devido à grande quantidade de lixo acumulada. “O proprietário foi notificado da situação do imóvel, mas, como não executou a limpeza no prazo estipulado, foi necessária a intervenção”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, que acompanhou todo o trabalho.

Embora tenha sido contabilizado o montante de 24 toneladas, a quantidade a ser recolhida deve ser maior, superando 40 toneladas de lixo. “Até o final da limpeza, mais quinze a vinte toneladas de lixo deverão ser retiradas do imóvel”, informa. De acordo com ele, o procedimento está respaldado no Decreto de Situação de Risco Iminente no Município de Uberaba, devido às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Todo levantamento dos locais é feito após varredura realizada pelos agentes, com base ainda em denúncias e até mapeamento realizado com o uso de drones.

Moradora das imediações informa que o acúmulo de lixo no local é recorrente. Segundo ela, a situação gera mau cheiro e atrai animais peçonhentos. À noite, ela diz que ratazanas enormes percorrem o muro e entram nas casas vizinhas ao terreno. “É lamentável”, informa a mulher, que diz que a vizinhança já acionou até a Polícia Militar para tentar buscar uma solução.

Na quarta-feira, agentes de combate a zoonoses retiraram duzentos sacos de lixo da garagem de um prédio da avenida Doutor Hélio Luiz da Costa, no Guanabara.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por