POLÍTICA

Faixas do BRT passarão a ser compartilhadas com os táxis

Viaturas policiais, bombeiros e ambulâncias também poderão circular pelas faixas, cuja utilização será regulamentada por meio de portaria a ser publicada esta semana

Gisele Barcelos
Publicado em 11/03/2020 às 07:13Atualizado em 18/12/2022 às 04:50
Compartilhar

Arquivo

Faixas do BRT, hoje exclusivas para os ônibus do transporte coletivo, passarão a ser usadas também por táxis

Faixas do BRT deixarão de ser exclusivas para a circulação de ônibus. A medida foi anunciada ontem pela Prefeitura. A pista, entretanto, não estará liberada para todos os veículos. O tráfego será autorizado apenas para táxis, viaturas policiais e ambulâncias.

Na verdade, apenas o trecho do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira tem ainda faixa exclusiva para a circulação de ônibus. Os corredores da Guilherme Ferreira e da avenida da Saudade são considerados preferenciais e foram inaugurados inclusive permitindo o compartilhamento da pista com veículos simples de passeio.

Uma portaria será publicada esta semana no Porta-Voz para oficializar a medida e autorizar os táxis, viaturas policiais e veículos de urgência e emergência devidamente identificados a trafegar em todos os corredores do BRT.

Com a nova regra, os táxis poderão circular pelas faixas exclusivas dos BRTs, desde que com passageiros. Esse tipo de compartilhamento, inclusive, já acontece em outras cidades que utilizam o sistema BRT. No entanto, será proibida a parada no trecho para embarque e desembarque de pessoas.

De acordo com o prefeito Paulo Piau, a proposta de abrir as faixas do BRT para outros veículos é oferecer melhor fluidez ao trânsito, desafogando as principais vias da cidade.

Após receber o comunicado sobre a liberação da pista de ônibus, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Uberaba, Orlando Urbano, aproveitou para solicitar ao prefeito Paulo Piau (MDB) a redução no valor da permissão para atuação no segmento.

Conforme o líder da categoria, ao longo do tempo, alguns profissionais já desembolsaram até R$150 mil pelas “concessões de placas”. O prefeito e o secretário de Defesa Social, jornalista Wellington Cardoso Ramos, se comprometeram a enviar à Câmara Municipal projeto alterando o Código Tributário para atender o grupo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por