CIDADE

Coronavírus dificulta escoamento da safra e abarrota silos locais

Com a colheita de grãos acelerada devido à estiagem e a dificuldade de exportação para a China em virtude do coronavírus, produtores encontram problemas de armazenagem

Daniela Brito
Publicado em 07/03/2020 às 11:48Atualizado em 18/12/2022 às 04:44
Compartilhar

Foto/Fábio Braga

Caminhões permanecem por longo tempo na fila para descarregar nos silos de armazéns de Uberaba

Estiagem favorece a colheita da soja no município. Porém, os produtores rurais reclamam da dificuldade de descarregar nos armazéns, que estão abarrotados – o que gera grandes filas de caminhões e atrasa o escoamento da produção. O problema é decorrente das chuvas e pode estar relacionado também ao coronavírus (Covid-19).

Produtor rural que pediu para ter a identidade preservada reclama da situação. Ele diz que a falta de estrutura dos armazéns dificulta o escoamento da safra, culminando em grandes filas de caminhões e grande espera. “Os armazéns estão cheios, não há estrutura suficiente para receber a safra que conseguimos colher neste período de estiagem. As filas para descarregar estão paradas”, diz. Segundo ele, os produtores já amargam prejuízos em razão das fortes chuvas que atingiram a região e, agora, enfrentam problemas quanto ao escoamento.

O secretário municipal do Desenvolvimento do Agronegócio diz que a dificuldade está relacionada ao vírus – que impede a exportação. Isso porque a maior parte da safra brasileira é destinada à China. Porém, vários navios chineses não chegaram ao Brasil – o que impediu o escoamento do grão, que continua armazenado. “O maior problema acontece no Porto de Santos”, informa.

Em relação aos armazéns locais, Saad diz que a cidade possui ótima capacidade de armazenamento, com boa infraestrutura, porém o pico da colheita também acarreta neste estrangulamento. “Todos colheram e as filas são normais. É preciso ter um pouco de paciência”, diz o secretário. Porém, ele diz que o problema em breve será normalizado com o devido escoamento da safra. Além disso, com a alta do dólar, haverá facilidade na comercialização da soja, que já está 60% colhida.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por