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Coronavírus: cancelar ou não a viagem?

Turistas analisam a abordar planos devido ao aumento de casos suspeitos da doença pelo mundo

Gisele Barcelos
Publicado em 03/03/2020 às 07:56Atualizado em 18/12/2022 às 04:38
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O coronavírus já é manchete nos noticiários desde as primeiras semanas de 2020. Enquanto as ocorrências de contágio estavam restritas ao continente asiático, poucas pessoas perderam o sono por causa da doença. No entanto, bastou surgirem os pacientes com suspeita de contaminação pelo novo vírus em solo europeu para atrair os olhares de muitos viajantes.

A chegada do coronavírus especialmente à Itália acendeu o sinal amarelo nos planos de viagem de muita gente. Nas redes sociais, quem tem embarque previsto nos próximos meses já deu início às enquetes em busca do conselho de outros internautas sobre prosseguir ou não com o embarque.

A preocupação é natural e também aconteceu em 2009 quando houve a explosão da H1N1. Muita gente abortou a ideia de voar para o exterior, mas ainda assim tivemos que lidar com o vírus no Brasil. Agora então qual seria a melhor resposta para o novo dilema trazido aos turistas devido à difusão do coronavírus pelo mundo?

Pensando de maneira objetiva, a primeira questão a ser considerada é a data prevista para embarque e também se já houve gastos. Quem está planejando viajar somente no fim do ano e sequer comprou as passagens aéreas tem tempo de sobra para esperar a evolução do cenário.

Claro que pode ser interessante traçar um plano B e deixar na manga, mas não é preciso tomar uma decisão agora.

Talvez até o segundo semestre estejamos mais confiantes de que o coronavírus é só "mais uma gripe", com a letalidade normal das outras gripes, e que pode ser combatida com água, sabão e álcool-gel. Por isso, mantenha a calma para não fazer nenhuma mudança imediata.

Quem já comprou as passagens, reservou hotel e só embarca entre maio e julho ainda tem margem para aguardar algumas semanas e verificar como a situação se desenrola.

No entanto, se a viagem estava sendo organizada para o período de março e abril, é hora de entrar em contrato com a agência ou diretamente com a companhia aérea/hospedagem para avaliar as opções oferecidas para remarcação ou até reembolso. Afinal, sempre é melhor diminuir os riscos, em especial com a saúde. Ter um seguro viagem contratado pode ajudar no processo, já que muitas coberturas incluem o cancelamento de viagem.

Algumas empresas aéreas já anunciaram medidas preventivas como a suspensão de voos para destinos na Ásia, principalmente na China. As companhias também começaram a comunicar a possibilidade de alteração de voos que passam por regiões do norte da Itália. Confira abaixo as orientações feitas pelas cias até o moment

AIR EUROPA

A Air Europa permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, de voos com saída ou chegada de qualquer aeroporto da Itália até 15 de março. A mudança deverá ocorrer na mesma classe do bilhete original, sem penalidade ou aplicando a diferença de tarifa. O voo deverá ser remarcado para até 15 de junho (partidas e chegadas) e a permanência máxima/mínima e reembolsos estão sujeitos às condições de tarifa.

Central de atendiment 0800 892 3076

AIRFRANCE E KLM

As operações da Air France e da KLM de/para o Brasil continuam normais. Caso as autoridades de saúde locais notifiquem o setor aéreo para adaptar as rotas, ambas as companhias atenderão seguindo o padrão de atuação feito até agora.

Central de atendiment 0800 724 8352

AZUL

A Azul informa que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto e que têm como destino ou origem a Itália. Em caso de dúvidas, os clientes com voos para o país podem procurar os canais oficiais de atendimento para esclarecimentos. Os números sã 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões). Caso queira, o cliente também pode entrar em contato com a Azul por meio do chat disponível no aplicativo da empresa.

BRITISH AIRWAYS

A British Airways permitirá a alteração de voos com embarques até 2 de março nas cidades de Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bérgamo e Verona. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade até 31 de março.

Cental de atendiment 0800-761-0885

CABO VERDE AIRLINES

A Cabo Verde Airlines decidiu suspender todos os voos entre Itália e Cabo Verde até 20 de março. Os passageiros com reservas para o período que ainda não iniciaram suas viagens poderão remarcar os voos para datas posteriores, sem quaisquer penalizações, ou receber o reembolso integral do bilhete não utilizado ou parte dele caso já tenham iniciado a viagem.

Mais informações: +55 51 3103 0265

DELTA AIRLINES

A Delta está reduzindo temporariamente o número de voos semanais que opera entre os Estados Unidos e Seul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul. Os passageiros com viagens para Seul poderão remarcar o voo após 30 de abril com isenção de pagamento de taxa de remarcação de viagem. A companhia também não cobrará taxas de alteração de viagem para quem tiver viagem marcada a Bolonha, Milão e Veneza até 2 de março.

Central de atendiment 0800 761 0035

EMIRATES AIRLINES

Os passageiros com reservas para Singapura de 28 de janeiro a 31 de março poderão entrar em contato com a companhia para remarcar ou redirecionar seu itinerário com isenção de taxa e diferença de tarifa. Além disso, os clientes com bilhetes emitidos até 28 de janeiro podem optar por remarcar a viagem em até 28 dias a partir da data original ou redirecionar para alguns destinos gratuitamente para viagens de ida até 31 de março (sujeito à disponibilidade), com Dubai, Denpasar, Phuket, Manila, Cebu, Clark, Bangkok, Kuala Lumpur, Hanói, Phnom Penh, Saigon, Jacarta, Taipei, Maurício, Seychelles, Nairóbi, Dar Es Salaam, Casablanca, Túnis, Adis Abeba, Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo.

Os voos para Guangzhou (CAN) e Xangai (PVG) seguem suspensos. Os clientes com reserva para voar de 28 de janeiro a 30 de abril podem solicitar o reembolso ou optar por redirecionar sua viagem de/para Pequim (PEK) ou Hong Kong (HKG) para até 30 de junho, com isenção de taxa e diferença de tarifa. Fora deste período, serão aplicadas tarifas normais de reembolso e alteração de voo.

Central de atendiment (11) 5503-5000

GOL

A Gol anunciou que está acompanhando de perto a possível evolução do coronavírus no Brasil, seguindo as recomendações do órgão sanitário e da ANAC. Até o momento, a companhia não sofreu nenhuma grande alteração.

Central de atendiment 0300 115 2121

IBERIA

A Iberia permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 25 de fevereiro para embarques entre 25 de fevereiro e 2 de março, nos aeroportos de Milão, Bolonha, Turim e Veneza. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade até 31 de março, desde que a passagem seja para a mesma classe.

Central de atendiment (11) 3956-5999

LATAM AIRLINES

A LATAM esclarece que, no caso específico de Milão, a empresa está flexibilizando as regras de remarcação e reembolso para os passageiros com viagem programada ao destino, que poderão optar por uma das seguintes opções sem multa:

- Remarcação da passagem para voar de hoje até 15 dias após a data original do voo. Remarcação sujeita a disponibilidade do voo e não se aplicam diferenças tarifárias.

- Remarcação da passagem para voar após 15 dias do voo original. Remarcação sujeita a diferenças tarifárias e validade do bilhete.

- Alteração da origem/destino sem multa, sujeito a diferença tarifária e validade do bilhete.

- Reembolso sem taxa.

Central de atendiment 0300 570 5700 e outras informações no portal.

QATAR AIRWAYS

Voos para Pequim, Guangzhou e Xangai estão cancelados até 31 de março. Voos para Hangzhou, Chongqing e Chendgu estão cancelados até 30 de abril. Voos para Hong Kong operam normalmente. A remarcação dos bilhetes emitidos de/para China pode ser feita para uma nova data e destinos diferentes. Em reemissão, a nova data de saída deve ser até o dia 15 de maio. A reemissão deve ser feita na menor classe de reserva disponível em seu GDS, respeitando a mesma cabine do bilhete original.

Mais informações (11) 4700-8673

TURKISH AIRLINES

Os passageiros que emitiram bilhetes até 31 de janeiro, com embarque até 31 de maio de/para os aeroportos da China (PEK, SHA e CAN) e de Hong Kong (HKG), poderão remarcar ou reitinerar suas viagens para a mesma região sem isenção de multa e diferença tarifária em voos até 31 de maio. Para embarques após 31 de maio com remarcação para até um ano a partir da data original da viagem, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 11 de abril.

Os passageiros que emitiram bilhetes até 26 de fevereiro, com embarque até 31 de março de/para destinos operados na Itália, poderão remarcar o voo com isenção de multa e diferença tarifária até 31 de maio. A solicitação deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Central de atendiment (11) 3371-9600

UNITED AIRLINES

Poderão realizar alterações de voos os passageiros com bilhetes emitidos até 23 de fevereiro de/para ou com conexão para o aeroporto de Seoul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul, com embarque entre 24 de fevereiro e 30 de abril. A taxa de mudança e diferença tarifária serão isentas desde que a viagem seja reprogramada para a mesma classe e o mesmo par de cidades originalmente reservados. Caso a nova data seja reservada após 30 de junho ou a cidade seja alterada, a diferença tarifária poderá ser aplicada.

Central de atendiment 0800-942-3372

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

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