GERAL

Justiça Eleitoral não está cancelando os títulos de eleitores com mais de 70 anos

O voto para pessoas dessa faixa etária é facultativo

Publicado em 06/04/2022 às 21:35Atualizado em 18/12/2022 às 18:56
Compartilhar

É falsa a informação de que a Justiça Eleitoral está cancelando os títulos de pessoas com mais de 70 anos para impedir que elas participem das Eleições 2022. Trata-se de mais um episódio de desinformação, que já foi esclarecido pelo TSE, por diversas agências de checagem e nas redes sociais do TRE-MG.

O voto para pessoas a partir dos 70 anos é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Por isso, esses eleitores não são obrigados a votar nem a justificar a ausência às urnas.

A ausência na votação e a falta de justificativa também não vão gerar multa para os cidadãos a partir dos 70 anos nem impedi-los de obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; receber remuneração de função ou emprego público.

É importante esclarecer que o título de um eleitor que tem 70 anos ou mais é cancelado quando acontece uma revisão do eleitorado na cidade em que está registrado e ele não comparece a essa revisão dentro do prazo. É o caso que quem tem domicílio eleitoral nas 259 cidades mineiras onde já aconteceu a revisão biométrica mas não foi ao cartório cadastrar a biometria. Nessa situação, se a pessoa quiser continuar votando, precisa solicitar a regularização.

Vale lembrar que, atualmente, a coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, por causa da pandemia de covid-19. Mesmo assim, quem teve o título cancelado por ausência à revisão biométrica pode procurar o TRE-MG para solicitar a regularização do título e poder votar em 2022. O pedido pode ser feito pelo Título Net ou em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por