POLÍCIA

Quatro recém-nascidos morrem na UTI neonatal do HC da UFTM

Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba informou que os óbitos aconteceram por infecção

Renato Manfrim
Publicado em 21/03/2018 às 15:10Atualizado em 16/12/2022 às 05:25
Compartilhar

Jairo Chagas

Hospital de Clínicas investiga o que teria causado as mortes e informa que não há elementos que confirmem infecção pela superbactéria KPC

Quatro recém-nascidos morreram na madrugada de ontem por motivos desconhecidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). O Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS (Superintendência Regional de Saúde) de Uberaba informou que os óbitos aconteceram por infecção, sem que haja ainda identificação de agente etiológico.

Como o fato está sendo apurado, a UTI neonatal do hospital não está recebendo novos pacientes e foi interditada. Luiz Gustavo Rimolli, chefe do Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a Central de Regulação do Estado já deixou os prestadores de serviço de outras regiões alertados sobre a possibilidade de receberem recém-nascidos, caso não sejam encontrados leitos vagos de UTI neonatal em Uberaba.

Por meio de nota, o HC informa que está apurando a causa dos óbitos. “Enquanto a suspeita de presença de qualquer bactéria estiver sob investigação, a UTI neonatal não receberá novos pacientes. Não há, até o momento, elementos que confirmem infecção pela superbactéria KPC. O episódio de colonizações por essa bactéria ocorrido em setembro do ano passado não atingiu a UTI neonatal e não há, neste momento, registro de pacientes com infecção por KPC no complexo hospitalar”, diz trecho da nota.

Ainda conforme informações do HC/UFTM, nenhum paciente será transferido. “Todas as medidas ligadas à higiene, desinfecção e prevenção de contato estão sendo tomadas, em observância estrita aos protocolos da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital de Clínicas”, informou a nota do HC.

Superintendência de Saúde coleta amostras para análise laboratorial

O Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba também enviou à reportagem do Jornal da Manhã nota sobre as mortes do recém-nascidos.

“Confirmamos a notificação de ocorrência de quatro óbitos por infecção de recém-nascidos no Hospital de Clínicas da UFTM. Esclarecemos que foram feitas orientações para providências iniciais de investigação e averiguação dos casos, tendo sido já coletadas amostras, pelo hospital, para análises laboratoriais. A Central de Regulação Regional já foi acionada, adotando providências para a evitar encaminhamentos de pacientes à unidade enquanto a investigação estiver em andamento. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuve) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital estão investigando e tomando as medidas necessárias. A Vigilância Sanitária do município já foi cientificada do caso para o devido acompanhamento. Demais providências para elucidação dos casos e novas informações serão levantadas durante o processo de investigação”, informou a assessoria de comunicação social da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.

Secretaria convoca Junta Reguladora formada por surto de KPC em 2017

A Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Regulação, declarou que está acompanhando e atuando junto ao HC/UFTM.

Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a Junta Reguladora, formada após um surto da bactéria KPC no Hospital de Clínicas em setembro de 2017, continua ativa e foi acionada para reunião emergencial. A Junta Reguladora é formada por representantes da Secretaria de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representantes dos prestadores de serviço, como, por exemplo, Hospital de Clínicas, Hospital Regional, Mário Palmério Hospital Universitário, Hospital Dr. Hélio Angotti, entre outros, além do Ministério Público.

De acordo com Marcos de Almeida Ribeiro, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, a equipe foi à unidade hospitalar, onde confirmou que já estava sendo feito trabalho de desinfecção, bem como avaliaram que, em relação à parte de insumo, pessoal e escala, estava tudo correto. Ainda de acordo com Ribeiro, hoje o HC encaminhará o relatório do fato, lembrando que o monitoramento por parte da Visa será contínuo, até que tudo seja esclarecido.

Conforme o Departamento de Vigilância Sanitária, foram colhidos materiais dos pacientes para exame que indicará a causa das mortes. “Teremos os resultados em 72h. Não temos como confirmar o motivo do óbito dos pacientes. Temos que aguardar. Até o momento não há correlação entre os óbitos. Vamos acompanhar e monitorar todas as ações do hospital, até sair todos os resultados e saber o que aconteceu”, informou Ribeiro.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por