CIDADE

Prazo para regularização do título de eleitor termina hoje

As Centrais de Atendimento ao Eleitor ficam na rua Dr. Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, e funcionam das 10h às 18h

Thassiana Macedo
Publicado em 09/05/2018 às 07:40Atualizado em 16/12/2022 às 04:14
Compartilhar

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) alerta que os eleitores têm até hoje, dia 9 de maio, para fazer o alistamento eleitoral, atualização do cadastro, incluindo a revisão biométrica, transferência e regularização do título.

As Centrais de Atendimento ao Eleitor ficam na rua Dr. Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, e funcionam das 10h às 18h. Até o início desta semana, cerca de 12% dos eleitores de Uberaba ainda estavam com o título cancelado.

Para regularizar o título, basta levar documento de identidade original com foto ou certidões de nascimento ou casamento, comprovante de endereço recente e de quitação com o serviço militar, para homens. A coleta das digitais e das fotografias do eleitor para o recadastramento biométrico leva somente cerca de 10 minutos.

Eleitores com deficiência têm até hoje para solicitar transferência para seção especial

Termina nesta quarta-feira (9) também o prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Em Uberaba, duas seções especiais foram criadas no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), localizado na rua Marquês do Paraná, nº 351, bairro Estados Unidos, em 2016. As seções têm todas as condições de atender, com comodidade, os eleitores portadores de necessidades.

Esses locais de votação, contam com uma estrutura diferenciada e com equipamentos que auxiliam no processo de votação. No entanto, o chefe do Cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Petermann Barbosa, esclarece que todos os locais de votação possuem seções para atender pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção. Ele afirma que a primeira sala do local de votação é destinada a atender pessoas com mobilidade reduzida. Isso não significa que ela esteja totalmente adaptada, mas a sala se encontra mais perto da porta de entrada e sem a presença de escada para acesso, bem como possui fones de ouvido e mesários preparados para ajudar os eleitores.

Por isso, para que o eleitor tenha mais conforto no dia da votação é preciso que informe a Justiça Eleitoral sobre suas necessidades especiais e solicite a transferência para seções de fácil acesso. Em Minas Gerais, dentre as 50.381 seções de votação, 2.723 são seções especiais, por não possuírem escadas ou barreiras que dificultem o acesso dos eleitores. Hoje, há cerca de 53 mil eleitores com deficiência registrados no estado.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por