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POLÍCIA

Roubo de celular tem queda de 30% em Minas

Programa do Governo bloqueia imediatamente aparelhos roubados, garantindo perda de valor de mercado

20/03/2019 - 00:00:00.

Foto/ilustrativa

Mais de 2 mil cidadãos já solicitaram o bloqueio de celulares furtados ou roubados, usando menos de três cliques, apenas fornecendo o número da linha. A facilidade é garantida pela Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A iniciativa, que desburocratizou o processo para o cidadão, inibe o roubo de celulares a partir da perda de valor de mercado de um dos principais objetos usados como moeda no mundo do crime. O serviço registra uma média de 68 atendimentos semanais.

Devido a um esforço conjunto das forças de segurança do Estado, as ocorrências de roubo de celular em Minas apresentam uma redução de 30% nos primeiros meses deste ano. Em 2017, foram 61.269 registros, contra 42.592 em 2018. As principais vítimas do crime são do sexo feminino e têm entre 18 e 24 anos. Na capital, a queda chegou a 34%.

A Central de Bloqueio de Celulares opera em um sistema on-line, hospedado na página da Sesp. O cidadão pode solicitar o bloqueio do seu aparelho celular em menos de três cliques, fornecendo apenas o número do telefone, dados pessoais e a ocorrência policial. Os profissionais da Secretaria de Segurança providenciam a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em até 24 horas.

Antes, quando o cidadão queria bloquear seu aparelho, precisava ter em mãos o número do IMEI do telefone, que é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel – o que dificilmente a pessoa tem, depois que o aparelho é subtraído ou que a caixa do celular já foi para o lixo. De posse desse dado, ele precisava fazer um contato direto com a Anatel ou operadora, via telefone, para solicitar o impedimento. Com o novo serviço do governo, vítimas de furto ou roubo conseguem garantir o bloqueio do seu aparelho de forma mais ágil, on-line, e utilizando apenas o número da linha.

Para reforçar o serviço, a pasta iniciou capacitações para policiais civis e militares e planeja expandir para outras corporações, como a Guarda Municipal, para que os guardas também possam instruir o cidadão, da melhor forma, diante de um caso de furto ou roubo.
 

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