POLÍCIA

Por telefone, bombeira ajuda a salvar vida de bebê recém-nascido engasgado

A sargento Bianca Luce orientou, por telefone, a avó materna e outro familiar de um recém-nascido, de cerca de um mês

Renato Manfrim
Publicado em 19/05/2017 às 21:37Atualizado em 16/12/2022 às 13:15
Compartilhar

A sargento Bianca Luce, do Corpo de Bombeiros de Uberaba orientou, por telefone, a avó materna e outro familiar de um recém-nascido, de cerca de um mês, que estava engasgado com o próprio vômito após amamentar. As orientações da bombeira foram determinantes para salvar a vida do bebê. A gravação da ligação foi divulgada. O atendimento aconteceu na noite da última quarta-feira (17), por volta de 23h30.

Segundo informações, a menina tinha sido amamentada cerca de 40 minutos antes de engasgar, havia arrotado e sido colocada para dormir em um quarto. Pouco tempo depois, a avó a ouviu chorar porque tinha vomitado e este líquido começou a sair pelo nariz. “Ela engasgou vomitando e está ficando roxa”, disse, aos prantos, ao telefone, a avó da recém-nascida, residente em casa da rua Abílio Monteiro, bairro Recreio dos Bandeirantes.

Diante disto, a sargento Bianca disse à avó para deitar a neta de barriga para baixo e dar cinco tapas, com força moderada, nas costas do bebê. No entanto, neste primeiro momento, a criança não havia voltado a respirar e continuava engasgada. Então, a voz de um homem, também parente da criança, apareceu na ligação e a bombeira passou as mesmas orientações. Mas a bebê ainda continuava engasgada e a sargento do CB orientou para que a vítima fosse colocada novamente de barriga para cima e que pressionassem o peito dela com "um pouquinho de força", por cinco vezes. Mesmo assim, a recém-nascida não voltava a respirar e enquanto isso a unidade de resgate do CB seguia para o local.

“Fala para a mãe sugar com a boca o líquido”, disse a bombeira. “Ela não volta”, dizia a segunda voz da ligação. A sargento falou, então, para virar novamente a criança com a barriga para cima e fazer novamente cinco massagens no peito com os dedos. “Precisa ir fazendo até ela chorar. Vire-a de barriga para baixo novamente e, com a ‘cabecinha’ próximo do joelho do senhor, segurando com uma mão, e com a outra bate cinco vezes nas costas dela”, dizia a bombeiro. Depois desta última orientação, ouve-se pela ligação o choro da criança e a voz do homem dizendo, aliviad “Voltou!”. E do outro lado da linha a sargento Bianca respondeu: “Graças a Deus!”.

A ligação durou cerca de cinco minutos. No final da conversa, unidade de resgate do CB chegou ao local e levou a recém-nascida ao Hospital da Criança, onde ela passou por avaliação médica e está bem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por