POLÍCIA

Mãe revela automutilação da filha e cita o jogo Baleia Azul

A adolescente teria usado uma navalha para cumprir o desafio do jogo, e se automutilar

Renato Manfrim
Publicado em 21/04/2017 às 08:25Atualizado em 16/12/2022 às 13:48
Compartilhar

Foto/Reprodução

Mãe de Uberaba divulga imagem de ferimento da filha adolescente e cita o jogo “Baleia Azul". A adolescente teria usado uma navalha para cumprir o desafio do jogo, que incentiva jovens a se automutilarem e até a cometer suicídio.

Ontem foram noticiadas no programa Balanço Geral, da TV Paranaíba, mensagens de celular divulgadas por uma mãe, preocupada com a hipótese de a filha, de 14 anos, ter cortado o próprio pescoço ao seguir orientações do jogo. Ela chegou a divulgar nas redes sociais a foto do ferimento da filha. Nas mensagens trocadas pelo WhatsApp, a mãe menciona o jogo e conta que a filha sobreviveu por pouco em virtude da gravidade do corte. No entanto, não houve nenhum registro de ocorrência policial em Uberaba envolvendo o "Baleia Azul".

O jogo denominado "Baleia Azul", que vem induzindo crianças e adolescentes à automutilação e até ao suicídio, preocupa pais e autoridades de todo o país. Dois casos de suicídio em Minas Gerais, um em Belo Horizonte e outro em Pará de Minas, têm fortes indícios de que os jovens se mataram seguindo as orientações do macabro jogo. A polícia descobriu por meio de publicações em redes sociais e aplicativos de celular que estes jovens, antes de morrer, participaram de tal jogo.

Segundo informações, outros casos suspeitos em Minas Gerais de tentativas de suicídio também estão sendo investigados pela polícia sob suspeita de ter ligações com o jogo, mas nem um foi oficialmente confirmado. Além destes dois casos em Minas, no Mato Grosso a morte de uma menina em uma represa está sendo investigada por relação com o jogo. Assim como na Paraíba, a polícia apura caso de uma classe de alunos que já estaria em procedimentos de automutilação.

Alerta. O delegado-chefe da Polícia Civil de Uberaba, Heli Andrade, disse que o que acontece hoje é que os pais não acompanham o que os seus filhos fazem nas redes sociais e na internet. Ele acredita que atualmente é preciso acompanhar até mesmo os adultos. “Principalmente os pais procurarem saber o que o seu filho está fazendo, conversando com quem e sobre o quê. E nós contamos com essa colaboração dos pais”, alertou Heli.

Onde surgiu o jogo. De acordo com informações da Polícia Federal, o nome do game teria relação com o comportamento suicida de baleias, que em certas circunstâncias forçam o encalhe coletivo em praias. O jogo que se disseminou pelo mundo surgiu na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos se atirou de um edifício. Depois disto, foram relatados cerca de 130 casos de suicídio na Rússia até abril de 2016, quase todos atribuídos a integrantes do mesmo grupo do jogo na internet.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por