CIDADE

Codau substitui 72 mil hidrômetros em Uberaba

Publicado em 28/11/2022 às 16:08Atualizado em 15/12/2022 às 22:51
Compartilhar

(Foto/Ilustrativa)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) anunciou, nesta segunda-feira (28), que fará a substituição de 72 mil hidrômetros com vida útil vencida em nova etapa do programa de redução de perdas. De acordo com a autarquia, a troca não acarretará em custo adicional ao consumidor, seja referente ao novo medidor, cavalete ou registro decorrentes dos serviços de substituição, bem como a recuperação de calçadas.

A ação será dividida em duas frentes de trabalh a Codau fica responsável pela troca de 30 mil hidrômetros e a empresa TCM Serviços de Limpeza e Conservação Ltda, vencedora da licitação, com os outros 42 mil. A TCM também fará o serviço de corte de água e religações. Os consumidores poderão identificar os funcionários da empresa, que estarão uniformizados usando a logo da empresa e mais a identificação ‘A serviço da Codau’.

“Dentro do projeto de modernização do parque hidrométrico, a troca desses equipamentos deve ser feita regularmente. Mas, em Uberaba existem hidrômetros com mais de 20 anos de uso. Todos os novos hidrômetros estão certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca deste equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. O objetivo deste projeto é o de conferir precisão, qualidade e eficiência nos processos de aferição do consumo de água”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O intuito da substituição é detectar vazamentos ocultos e diminuir a porcentagem de perda de água tratada nos trajetos de abastecimento, pois haverá registro preciso do gasto de água em cada imóvel.

“Identificação de vazamentos e, sobretudo, de controle de consumo fazem parte dos benefícios gerados com a troca de hidrômetros, por isto a ação é parte integrante do programa de redução de perdas no sistema de abastecimento de água e é um dos pilares desta gestão”, ressaltou José Waldir.

Em Uberaba, o índice de perdas de água tratada está em 48,4%. A média nacional é de 40,1%, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (ano base 2021). Estima-se que a perda no parque hidrométrico em Uberaba contribua significativamente com esse índice. O planejamento estratégico da Codau, tem como meta reduzir em 10% as perdas totais de água até o ano de 2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por