ESPORTE

Em final inédita, França e Croácia disputam título da Copa da Rússia

Enquanto os franceses chegam à terceira decisão de sua história com poucos obstáculos, a Croácia disputará a primeira final na sequência de uma campanha conturbada

Folhapress
Publicado em 15/07/2018 às 09:24Atualizado em 17/12/2022 às 11:32
Compartilhar

Divulgação

França chega à decisão embalada por um momento de alta

França e Croácia fazem logo mais, às 12h, a 18ª final diferente de Copa do Mundo. As seleções europeias se enfrentam no estádio Lujniki, em Moscou, com retrospectos bem distintos. Enquanto os franceses chegam à terceira decisão de sua história com poucos obstáculos, a Croácia disputará a primeira final na sequência de uma campanha conturbada. Desligamento de jogador, protesto da torcida russa, prorrogações e disputas de pênaltis fizeram parte da trajetória vitoriosa.

Atrás de seu segundo título mundial, a França chega à decisão embalada por um momento de alta. A renovação começou a render frutos na Copa do Brasil, há quatro anos, e alcança agora seu momento mais importante personificada em Mbappé e Pogba.

O comando dos "Bleus" não é uma novidade. Didier Deschamps foi o capitão da seleção francesa na final vencida contra o Brasil, em 1998. A partida terminou 3 a 0 e começou a consagrar Zinedine Zidane para o mundo do futebol.

O caminho dos franceses até a final começou com uma vitória apertada sobre a Austrália por 2 a 1. Ainda na fase de grupos, derrotou o Peru por 1 a 0 e empatou sem gols com a Dinamarca.

No "mata-mata", a França fez uma das partidas mais animadas da Copa ao ganhar da Argentina por 4 a 3 nas oitavas de final. Foi nessa partida que as atenções sobre Mbappé se despertaram, com o atacante marcando dois gols e sofrendo o pênalti cobrado e convertido por Griezmann.

Posteriormente, a França despachou o Uruguai, ganhando por 2 a 0 até encontrar com a Bélgica na semifinal. Diante dos talentosos De Bruyne, Hazard e Lukaku, os "Bleus" fizeram uma partida apertada, mas ganharam com um gol de cabeça de Umtiti.

Do outro lado, a Croácia já alcançou a melhor campanha de sua história -anteriormente, o quarto lugar de 1988 era o destaque. E para o título inédito, se apoia em jogadores de brilho no futebol europeu, como os meias Rakitic (Barcelona) e Modric (Real Madrid) e os atacantes Mandzukic (Juventus) e Perisic (Inter de Milão).

Na campanha, o time dirigido por Zlatko Dalic terminou a primeira fase com aproveitamento de 100%: vitórias por 2 a 0 sobre a Nigéria, 3 a 0 sobre a Argentina e 2 a 1 sobre a Islândia.

No "mata-mata", a seleção precisou da disputa por pênaltis para eliminar Dinamarca e Rússia. Na semifinal, saiu atrás diante da favorita Inglaterra, mas conseguiu uma heroica vitória por 2 a 1, com o gol decisivo marcado no segundo tempo da prorrogação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por