ESPORTE

Seleção brasileira se apresenta a Tite com pelo menos 18 campeões

Com exceção dos envolvidos na final da Liga dos Campeões, os jogadores convocados por Tite se apresentam na Granja Comary

Folhapress
Publicado em 21/05/2018 às 09:46Atualizado em 16/12/2022 às 01:29
Compartilhar

Globo Esporte

Com exceção dos envolvidos na final da Liga dos Campeões, os jogadores convocados por Tite se apresentam na Granja Comary

Com exceção dos envolvidos na final da Liga dos Campeões, os jogadores convocados por Tite para a Copa do Mundo se apresentam ao técnico nesta segunda-feira (21) na Granja Comary. O grupo chega a Teresópolis credenciada por campanhas vencedoras -entre os 23 jogadores relacionados, ao menos 18 deles venceram um ou mais títulos na última temporada.

Os jogadores com mais títulos vêm do PSG. Os zagueiros Marquinhos e o Thiago Silva e o atacante Neymar participaram das conquistas do Campeonato Francês, da Copa da Liga Francesa e da Copa da França na temporada 2017/2018.

O cenário de dominação nacional aconteceu com mais três clubes que contaram com brasileiros selecionáveis. É o caso, por exemplo, do Barcelona, que conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei com ajuda do volante Paulinho e do meia Philippe Coutinho.

O mesmo aconteceu com a Juventus. Com grande participação do meia Douglas Costa na reta final da temporada, o clube conquistou os títulos do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.

Por fim, o volante Fred e o atacante Taison também dominaram os títulos disputados em seu país. A serviço do Shakhtar Donetsk, a dupla conquistou o Campeonato Ucraniano e a Copa da Ucrânia na temporada 2017/2018.

Quatro jogadores que chegam da Inglaterra também conquistaram dois títulos na temporada. A serviço do Manchester City, o goleiro Ederson, o lateral-direito Danilo, o volante Fernandinho e o centroavante Gabriel Jesus venceram o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.

O cenário só não foi de domínio nacional porque o City não venceu a Copa da Inglaterra. O campeão da edição de 2017/2018 do torneio foi o Chelsea, que conta com o meia Willian em suas fileiras.

Dois dos atuais campeões nacionais da seleção vêm do Brasil. O goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner, do Corinthians, se apresentam a Tite como detentores do título das últimas edições do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.

Também tem origem no futebol brasileiro um dos campeões continentais que Tite terá a seu serviço. É o caso de Pedro Geromel, que chega após vencer a última edição do Campeonato Gaúcho e da Copa Libertadores da América a serviço do Grêmio.

Outro campeão continental que Tite terá a seu serviço é Filipe Luís. O lateral-esquerdo participou da campanha que rendeu ao Atlético de Madri a conquista da última edição da Liga Europa.

Uma última final continental vai decidir a quantidade de jogadores que se apresentarão à seleção como campeões. Se o Liverpool de Roberto Firmino vencer a Liga dos Campeões no sábado, o número chega a 19. Caso o Real Madrid de Marcelo e Casemiro fique com o título, a quantidade sobe para 20.

Os únicos jogadores convocados por Tite que não têm chances de título antes da Copa são Alisson, goleiro da Roma, Miranda, zagueiro da Internazionale de Milão e Renato Augusto, meia do Beijing Guoan.

Mesmo entre os jogadores que compõem a lista reserva, a quantidade de campeões pode ser destacada. O técnico Tite confirmou que Dedé, vencedor das últimas edições do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil a serviço do Cruzeiro, está na relação.

A reportagem apurou a presença de outros cinco jogadores na lista reserva. Dois deles vêm de campanhas com títulos: o lateral-direito Rafinha, vencedor do Campeonato Alemão pelo Bayern, e o volante Arthur, vencedor do Campeonato Gaúcho e da Libertadores pelo Grêmio.

Os três jogadores da lista reserva que não vêm de campanhas com título são o goleiro Neto, da Fiorentina, o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, e o meia Giuliano, do Fenerbahce.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por