ESPORTE

Aluna de escola estadual de Uberaba é destaque para as Paralimpíadas Escolares

Com representantes de 15 municípios, 63 paratletas mineiros disputam a competição, que acontece até sexta, em São Paulo

Publicado em 21/11/2017 às 10:45Atualizado em 16/12/2022 às 01:55
Compartilhar

Foto/Reprodução/César Loureiro 

Em março, Letícia foi campeã do Parapan de Jovens com a Seleção Brasileira e é a esperança para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Nesta noite (21), será aberta a 11ª edição das Paralimpíadas Escolares. A delegação de Minas Gerais já está em São Paulo (SP), local de disputa da competição que vai até a próxima sexta-feira (24). Os mineiros estão representados por 63 atletas, incluindo uma uberabense, selecionados por meio dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), representando 15 municípios de diversos territórios, além de 14 técnicos e 19 profissionais de staff, atletas-guia e tappers, profissionais que auxiliam os competidores nas provas de natação.

A uberabense Letícia Maria da Silva, aluna da Escola Estadual Lauro Fontoura, é atleta de goalball e defendeu a equipe de Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares em 2015 e 2016 e, neste ano, faz sua terceira participação. A mineira já é uma das esperanças da Seleção Brasileira da modalidade para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

No ano passado, Letícia participou do I Acampamento Internacional de Goalball, na cidade de Quito, Equador. Neste ano, ela conquistou com o time brasileiro os Jogos Parapan-Americanos de Jovens e esteve no Campeonato Mundial de Jovens, em Badaors, Hungria, onde foi medalhista de bronze.

Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento é considerado a maior disputa paradesportiva escolar do mundo e conta com a representação de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Em 2016, Minas conquistou 54 medalhas, sendo 30 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze.

São esperados nos jogos mais de 900 atletas entre 12 e 17 anos que participarão das competições de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Para 2017, dois esportes foram adicionados ao programa: futebol de 5 (para cegos), e basquete em cadeira de rodas (formato 3x3). As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico a partir de amanhã (22).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por