ESPORTE

Williams lança último carro de Massa na F-1

Barbatana de tubarão na traseira foi adotada como solução para melhorar o fluxo do ar na região

Publicado em 26/02/2017 às 16:41Atualizado em 16/12/2022 às 14:57
Compartilhar

Divulgação

Carro leva o nome de FW40 para celebrar os 40 anos do time na F-1

A Williams terminou a temporada passada com a perspectiva de viver um ano de transição, com a chegada do estreante Lance Stroll ajudando a ampliar o orçamento do time, além de contar com Valtteri Bottas. Poucos meses depois, o time apresenta o FW40, seu carro para o campeonato de 2017, com Felipe Massa no lugar do finlandês, muitas caras novas e, ainda, mais dinheiro em caixa após a negociação para liberar seu piloto para a Mercedes.

Toda essa movimentação fez com que o piloto brasileiro, que havia se aposentado da Fórmula 1 no final de 2016, ganhasse nova chance na categoria, tendo a possibilidade de voltar a guiar com um carro mais próximo ao de seus melhores anos no esporte. Afinal, com as mudanças nas regras, os modelos atuais serão mais rápidos e os pneus devem durar mais.

“Foi difícil dizer não [quando me ofereceram para voltar]. Eu tinha planos de continuar correndo em outra categoria, pois é o que amo fazer. E especialmente a F-1 é o sonho para qualquer piloto. Mas as novas regras, uma grande mudança, também me atraíram: eu gosto de começar um projeto do zero. E foi o mesmo que aconteceu quando eu cheguei aqui, em 2014, e fizemos um grande trabalho”, lembrou o brasileiro, que tem contrato de um ano e deve fazer sua temporada de despedida.

Em relação ao carro em si, pouca coisa mudou em relação às imagens computadorizadas divulgadas na semana passada. A barbatana de tubarão na traseira foi adotada como solução para melhorar o fluxo do ar na região, agora que as asas estão mais baixas e o time não alterou o formato de seu bico. Chama a atenção, também, a simplicidade do desenho na área das entradas de ar dos radiadores, bem menos trabalhada do que a de rivais, especialmente a Ferrari, e a própria asa dianteira é mais limpa do que a de outros carros já lançados, notadamente a McLaren.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por