ESPORTE

Doping russo pode dar ouro de Londres ao Brasil

Brasil perdeu de virada para a Rússia, na decisão da Olímpiada de 2012, disputada em Londres

Publicado em 23/01/2017 às 08:46Atualizado em 16/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Foto/Divulgação

Brasil perdeu de virada para a Rússia, na decisão da Olímpiada de 2012, disputada em Londres

Através do ídolo Giba, o vôlei brasileiro vai tentar transformar a prata da Olimpíada de 2012 em ouro. O envolvimento de jogadores da seleção da Rússia em um amplo esquema de doping no esporte do país motiva a tentativa de reversão de resultado. Nos Jogos de Londres, os russos derrotaram o Brasil na decisão masculina por 3 sets a 2, de virada, em uma dramática partida final.

Durante participação no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, o ex-jogador Giba afirmou que está engajado em conseguir a mudança de resultado dos Jogos de Londres.

"Sete [jogadores, supostamente envolvidos em caso de doping]. A gente está lutando bastante, essa semana vou para FIVB (Federação Internacional de Vôlei) para ver como podemos pedir esta medalha, qual é o procedimento correto", declarou o jogador.

Mais tarde, o jogador usou sua conta no Instagram para detalhar o engajamento pelo ouro de 2012: "Aproveitando para explicar minha declaração no Esporte Espetacular: esta semana estou indo para a Suíça, na sede da Federação Internacional de Vôlei, para sentar com os departamentos de doping e jurídico para entender e ratificar os supostos problemas com doping dos russos em 2012 e trazer as respostas para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), então, analisar e dar entrada no pedido de punição e revisão das medalhas de Londres".

Giba vai à Suíça na condição de capitão da Seleção Brasileira em 2012 e, principalmente, como presidente da comissão mundial dos atletas da FIVB. O ídolo da Seleção Brasileira tem uma reunião com essa comissão marcada para o dia 30 de janeiro.

No final de 2016, a Agência Mundial Antidoping (Wada) chegou à versão final do relatório sobre os casos de uso de substâncias proibidas na Rússia. A investigação ainda corre em sigilo, mas a entidade admitiu que mais de mil atletas daquele país estão envolvidos, de 30 modalidades, no período de 2011 a 2015.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por