ESPORTE

Ex-goleiro Lambão quer dar a volta por cima

O ex-goleiro hoje quer brilhar fora das quatro linhas: estudando Educação Física, aos 32 anos, ele agora lidera um projeto gratuito para crianças no bairro de Ponte Alta

Publicado em 29/08/2016 às 11:17Atualizado em 16/12/2022 às 02:47
Compartilhar

Foto/Divulgação

Lambão lidera projeto para crianças no bairro de Ponte Alta

Wander Araújo de Freitas, ou simplesmente Lambão – apelido recebido por amigos devido à bagunça que fazia ao comer quando criança. Com uma carreira vitoriosa no futsal local e naufragada no futebol de campo, devido à indisciplina, o ex-goleiro hoje quer brilhar fora das quatro linhas. Estudando Educação Física, aos 32 anos, ele agora lidera um projeto gratuito para crianças no bairro de Ponte Alta.

Lambão nasceu em Ituverava, interior de São Paulo. Aos 11 anos, chegou a Uberaba e começou a dar os primeiros passos no campo municipal de seu bairro, o Santa Marta. Com grandes atuações, logo foi descoberto, em uma peneira realizada por empresários da cidade. Aos 12, foi parar nas categorias de base do Ituano. Por lá, teve problemas de relacionamento assim que chegou e seu então empresário, Tiroga – que também cuidava da carreira de Gilmar Fubá, ex-Corinthians –, viu-se obrigado a mudar os ares de sua grande aposta para o gol.

A jovem “muralha” foi parar na capital mineira. Destaque na base do Cruzeiro, mas com novos problemas de indisciplina, teve que pegar o bonde novamente. Foi para São Paulo, passou rapidamente pelo Corinthians e novos impasses de comportamento o fizeram largar tudo e voltar para Uberaba.

Já com 17 anos, assinou com o Uberaba Sport Club. Naquela época, o clube enfrentava dificuldades financeiras e Lambão teve apenas uma passagem relâmpago pelo time da cidade. A última chance veio logo em seguida, na disputa da Taça BH – tradicional competição que revela jogadores pelo Brasil afora. Mesmo com grandes atuações pela equipe Cavaleiro Negro, de Belo Horizonte, Lambão decidiu abandonar de vez a carreira, já que a então esposa havia ficado grávida.

Foi a partir daí que começou a se dedicar ao futsal. Fez história em Uberaba e em cidades como Santa Juliana e Nova Ponte. Foram vários títulos, dentre eles o bicampeonato da Copa Integração de Futsal. Paralelamente, jogou o Amadorão e teve boas passagens por times como Fabrício, Independente e Santa Marta. “Só tenho a agradecer àqueles que me reconhecem pelo que fiz”, diz o ex-goleiro.

Lambão não esconde o arrependimento por ter desperdiçado as oportunidades que a vida lhe ofereceu e deseja transmitir a sua experiência aos mais jovens. “Estou cursando Educação Física para buscar maior conhecimento e ensinar a criançada a ter disciplina no esporte. Isso me faltou muito. Hoje, dou aulas em um recente projeto de futsal, no bairro de Ponte Alta. São meninos e meninas com um potencial enorme e pelos quais eu já tenho o maior carinho. Eu quero que eles aproveitem as chances da vida”, exclamou Lambão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por