ESPORTE

Rei do Mar faz campanha para cirurgia na perna

Um acidente na década de 80 marcaria para sempre um filho, pai de família e desportista uberabense. João Carlos Nogueira, 45 anos, é tratado por amigos e familiares como um rei

Tulio Micheli
Publicado em 28/06/2016 às 22:06Atualizado em 16/12/2022 às 18:20
Compartilhar

É normal ver um atleta que deseja se desenvolver, crescer como pessoa, como cidadão, como desportista e, com isso, contribuir para a sociedade. Mas, para que tudo isso saia da teoria e passe a ser realidade, o foco deve ser a superação dos limites impostos e a motivação para vencer dificuldades. E é sobre superação e motivação que falaremos agora.

Um acidente na década de 80 marcaria para sempre um filho, pai de família e desportista uberabense. João Carlos Nogueira, 45 anos, é tratado por amigos e familiares como um rei, e João é mesmo um verdadeiro rei. O uberabense conquistou em 2012 e 2013 os títulos do Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro, nadando quilômetros e mais quilômetros só com a força dos braços. E é assim que ele sonha abraçar o mundo.

Por conta do acidente, o paratleta passou a desenvolver doença degenerativa que atrofia uma de suas pernas, trazendo incômodo diário com dores fortíssimas. E refutando qualquer olhar de piedade, ele encarou o problema de frente e busca agora uma solução definitiva.

 “Nos meus treinamentos chego a nadar de 8 a 12 quilômetros por dia dentro da piscina; recentemente perdi o movimento do calcanhar para baixo e isso tem dificultado muito. Não consigo mais me locomover sem as muletas ou a cadeira de rodas, e as dores estão, a cada dia, mais insuportáveis”, contou, emocionando a reportagem do Jornal da Manhã.

Mostrando ser um verdadeiro gigante nas águas, o uberabense faz parte do Circuito de Maratonas Aquáticas em São Paulo, que contempla 12 provas durante o ano. Além disso, ele é o 1º colocado no ranking brasileiro em maratonas no mar. Como se não bastasse, é ainda ranqueado como 3º colocado na categoria máster e, entre os atletas funcionais – aqueles sem nenhuma deficiência, é o 3º colocado em todo o Brasil.

Campanha. Mas os dias com dores e sofrimento estão próximos do fim. No final de semana, João Carlos lançou campanha na internet para viabilizar cirurgia de amputação da perna que, por anos, o faz sofrer. Posterior à intervenção cirúrgica, o uberabense passará por adaptação para receber prótese e voltar a ter uma vida normal.

Por conta do alto custo da cirurgia – calculada em R$ 70 mil, o atleta busca a ajuda de amigos e dos uberabenses. Para alcançar o recurso, foi criada no site “Vakinha.com.br” uma campanha em prol de João Carlos. Os interessados acessam o site www.vakinha.com.br e buscam a campanha pelo nome “Amputação Alívio da Dor”. No link há uma foto do atleta e as condições para doar. Os repasses podem ser feitos através de boletos ou até mesmo através do cartão de crédito.

Superação não precisa estar relacionada a algo grandioso. Na verdade, todos nós construímos uma história de superação quando levantamos a cabeça para enfrentar uma crise, e é isso que busca o nosso personagem de hoje. A atitude de João Carlos faz a diferença, mas a sua também pode fazer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por