POLÍTICA

Governo altera Minas Consciente e plano passa a ter apenas três fases

Gisele Barcelos
Publicado em 29/07/2020 às 17:36Atualizado em 18/12/2022 às 08:14
Compartilhar

Governo de Minas reduz etapas do programa Minas Consciente. Até então, havia quatro fases no plano para reabertura gradual da economia, mas agora serão apenas três etapas. Além disto, a análise sobre o avanço ou retrocesso das atividades passará a ser feita por microrregiões, atendendo à reivindicação feita pelos gestores municipais.

Os detalhes sobre a nova versão do plano Minas Consciente foram apresentados pelo governador Romeu Zema e o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em pronunciamento nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (29). As novas regras e protocolos entram em vigor a partir de 1 de agosto.

Dentro dos novos critérios do Minas Consciente, a primeira etapa e mais restritiva do plano (vermelha) continua prevendo apenas o funcionamento de serviços essenciais, com bares e restaurantes atendendo somente com delivery ou retirada de pedidos em estilo drive thru.

Já a partir da segunda fase (amarela), podem funcionar uma lista maior de atividades, como autoescolas, lojas, hotéis, papelarias e salões de beleza. Os bares e restaurantes também já ficam liberados para voltar a permitir a entrada de clientes para consumo no local, mas seguindo critérios sanitários.

A versão antiga do Minas Consciente só autorizava a abertura para consumo nos estabelecimentos de alimentação após a pandemia

Na última etapa do plano de reabertura (verde), foram incluídas atividades que, até então, não tinham previsão de retorno, como as academias. 

Além da reestruturação das etapas, o secretário estadual de Saúde adiantou que as cidades com até 30 mil habitantes também terão mais flexibilidade. Segundo ele, os municípios serão enquadrados automaticamente na segunda fase do programa, se apresentarem taxa de incidência de Covid-19 inferior a 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Outra mudança anunciada pelo secretário foi quanto análise para determinar o avanço ou retrocesso no plano de reabertura. Ao invés de avaliar indicadores por macrorregiões, a equipe técnica do Estado passará a considerar as microrregiões que engloba um número menor de cidades. A proposta é para ter um diagnóstico mais compatível com a realidade local de cada município.

Onda

Tipo de serviço

Exemplo

Onda 1 - Vermelha

Serviços essenciais

Supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis 

Onda 2 - Amarela

Serviços não-essenciais

Lojas em geral, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza

Onda 3 - Verde

Serviços não-essenciais com alto risco de contágio 

Academias, teatros, cinemas, clubes

Obs.: atividade especial, escolas seguirão regras específicas

Protocolo. Além da mudança na divisão das ondas, o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos. 

Critérios. Outra alteração foi a revisão dos indicadores que norteiam a tomada de decisão. Agora, passarão a ser considerados: taxa de incidência Covid-19, taxa de ocupação de leitos UTI Adulto, taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por Covid-19, leitos por 100 mil habitantes, positividade atual RT-PCR, % de aumento da incidência, e % de aumento da positividade dos exames PCR. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por