POLÍTICA

Frutal empresta sete respiradores para garantir a retaguarda do HR

Aparelhos ficarão como reserva técnica para substituir outros em caso de defeito, ou para novos leitos, se houver necessidade

Gisele Barcelos
Publicado em 28/07/2020 às 20:19Atualizado em 18/12/2022 às 08:15
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Secretário municipal de Saúde diz que no momento não são usados nem 50% dos leitos de UTI do Hospital Regional e, portanto, os emprestados ficarão de stand by

Frutal emprestou sete respiradores a Uberaba para garantir retaguarda de aparelhos em leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Regional, referência na macrorregião no atendimento a pacientes com coronavírus.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, já foram feitas a manutenção e testagem dos respiradores, mas, por enquanto, Uberaba manterá o número de 60 leitos de UTI específicos para o atendimento de pacientes com coronavírus. Ele explica que os aparelhos emprestados ficarão como reserva técnica para substituição, se houver falha. "No momento, não estamos usando nem 50% dos leitos de UTI no Hospital Regional para Covid-19. Então, inicialmente, vamos usar como stand by", argumenta.

O titular da pasta ressalta que os respiradores podem vir a equipar novos leitos abertos em caso de necessidade, mas lembra que o leito também depende de outros aparelhos para funcionar. "Dentro da necessidade, temos respiradores que são parte de um complexo de equipamentos para a montagem de mais leitos de UTI. Isso está à disposição para ser utilizado conforme a demanda", posiciona.

Iraci ressalta que o Hospital Regional vem atendendo a casos suspeitos e pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 do município de Frutal desde o início da pandemia. Segundo ele, a colaboração da cidade vizinha é importante para assegurar o suporte a toda a região ligada a Uberaba.

De acordo com a Prefeitura de Frutal, emprestar temporariamente os respiradores para a Prefeitura de Uberaba foi uma decisão que visou a aumentar de imediato os leitos de UTI na macrorregião do Triângulo Sul, devido à grande demanda que provém da pandemia da Covid-19. No contrato de cessão ficou acordado com a Prefeitura de Uberaba que, assim que forem concluídos os trâmites para inauguração da UTI do Hospital Frei Gabriel, os equipamentos retornam a Frutal.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por