GERAL

Pesquisa investiga impactos da Covid-19 na vida de profissionais liberais

Publicado em 16/07/2020 às 15:19Atualizado em 18/12/2022 às 07:54
Compartilhar

Pesquisa denominada “Alterações no envolvimento em ocupações percebidas por trabalhadores profissionais liberais durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19”, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde - NETRAS, está investigando a rotina de trabalhadores profissionais liberais durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Segundo a pesquisadora responsável, professora Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, do Departamento de Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, trata-se de um estudo muito importante para entender como o isolamento social pode impactar a rotina e a vida de profissionais liberais.

O objetivo principal da pesquisa é investigar a prevalência de alterações no envolvimento em ocupações percebidas por trabalhadores profissionais liberais durante o isolamento social causados pela pandemia de Covid-19.

A pesquisa considera que a pandemia de Covid-19 instaurou medidas de prevenção de saúde pública, orientadas pela Organização Mundial de Saúde - OMS, para redução da propagação da doença como o isolamento social, quarentena e distanciamento social. Essas medidas foram e são estratégias eficazes para reduzir o contágio mundial, no entanto podem alterar o envolvimento em ocupações e rotinas de profissionais liberais, uma população de estrutura social e financeira fortemente influenciada pela economia e mercado de trabalho.

O questionário é on-line trata sobre questões sociodemográficas, ocupacionais, de rotina e atividades de vida diária e laborais. A pesquisa já está em andamento e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da UFTM e todas as informações são confidenciais. Todos indivíduos que desempenham atividades como profissionais liberais, com idade acima de 18 anos, podem participar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por