POLÍTICA

Biometria não será exigida em Uberaba nas eleições deste ano

Justiça Eleitoral suspendeu a obrigatoriedade devido ao risco de contágio no dia da votação

Gisele Barcelos
Publicado em 16/07/2020 às 08:04Atualizado em 18/12/2022 às 07:55
Compartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguirá recomendação sanitária e não exigirá a identificação biométrica nas eleições municipais deste ano. Uberaba é uma das cidades onde recadastramento biométrico foi encerrado e o registro da digital já seria obrigatório no dia da votação, mas agora a exigência está suspensa. Com isso, será utilizada apenas a assinatura no caderno de votações, como em anos anteriores.

Conforme grupo de infectologistas que prestam consultoria sanitária à Justiça Eleitoral, a decisão de excluir a biometria levou em conta o risco de gerar aglomerações nos locais de votação e aumentar as chances de contágio pelo novo coronavírus.

A Justiça Eleitoral justificou que a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção porque o leitor não pode ser higienizado com frequência. Além disso, muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

A suspensão da exigência da biometria deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE, após o recesso do Judiciário este mês.

Embora  a obrigatoriedade da biometria para a identificação do eleitor esteja suspensa, aproximadamente 600 eleitores de Uberaba que não fizeram o recadastramento continuam impedidos de votar nas eleições deste ano. 

O Tribunal Regional Eleitoral informou que quem teve o título cancelado por ausência de recadastramento biométrico nos 111 municípios onde a revisão biométrica já foi encerrada e não fez a regularização dentro do prazo continua impedido do voto este ano. Na região, também estão na mesma situação eleitores de Uberlândia.

Em outros 148 municípios que encerraram a revisão biométrica em 2019 e 2020, o cancelamento dos títulos foi suspenso por decisão do TSE. Os eleitores dessas cidades poderão votar normalmente este ano, desde que não estejam com o título cancelado por outro motivo. É o caso das cidades de Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por