CIDADE

Presidente da Codau diz que marco do saneamento pouco beneficia Uberaba

Publicado em 02/07/2020 às 21:21Atualizado em 18/12/2022 às 07:34
Compartilhar

Uberaba pouco poderá se beneficiar do novo marco legal do saneamento básico, conforme revela Luiz Guaritá Neto, presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). A proposta aprovada pelo Senado Federal aguarda sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Conforme explica, a proposta atende cidades detentoras de abastecimento e saneamento abaixo de 50% e visa à privatização das companhias de água e esgoto. Segundo ele, Uberaba já atingiu as metas previstas no texto, tendo 99% do abastecimento de água potável e caminha para alcançar mesmo índice no tratamento e coleta de esgoto, com três estações em operação e a construção das estações na zona rural. “Já atingimos as metas. Estamos onde a lei está querendo chegar”, diz.

Além disso, ele descarta a possibilidade de privatização da Codau. “Somos radicalmente contra a privatização. A Codau é uma empresa genuinamente uberabense e não há nenhuma intenção de privatizá-la”, diz o presidente, lembrando ainda que, se houvesse interesse, seria necessário um processo para transformá-la em companhia para atender à legislação, visto que atualmente a Codau é uma autarquia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por