ARTICULISTAS

Você é maior do que seus problemas

Eliana Barbosa
Publicado em 15/05/2020 às 07:08Atualizado em 18/12/2022 às 06:20
Compartilhar

Não raro sou questionada pelas pessoas sobre um dos maiores desafios do ser humano – como lidar com os seus problemas.

Realmente, tenho presenciado muito sofrimento entre amigos e clientes que buscam algum aconselhamento e, é claro, além de recomendar-lhes apoio terapêutico e médico – principalmente em casos de depressão –, procuro também lhes mostrar que tudo o que estão vivenciando faz parte de um conjunto de escolhas que fizeram e que cada pessoa está exatamente no lugar onde se colocou, mesmo que inconscientemente. Muitos concordam comigo, de imediato, mas outros hesitam, e insistem em culpar outras pessoas ou situações por suas adversidades. Eles não entendem que, de uma forma ou de outra, foram eles mesmos que atraíram para sua vida relacionamentos abusivos ou agressivos, que os fazem sofrer. Não percebem que seu medo da solidão fez com que aceitassem, por tanto tempo, essa convivência tão tóxica.

Se você, caro leitor, identifica-se com essas pessoas, saiba que sofrer também é um vício. No começo você se sente incomodado, mas vai deixando o tempo passar, pensando que a outra pessoa pode mudar, e melhorar. E, sem perceber, vai se viciando em ser maltratado, desprezado ou humilhado, como se isso fizesse parte do seu script de vida. Vai se acomodando com o sofrimento e chega um momento em que você está tão envolvido nesse relacionamento doentio, que não consegue enxergar nada além dele. É como se não existisse vida para você sem essa pessoa que lhe maltrata. Você sabe que está doente da alma, que precisa dar um basta nisso tudo, mas não enxerga o caminho, a solução.

Pois eu lhe dig você não pode convencer ninguém a mudar, a não ser você mesmo! Se você se deixar levar pelo conformismo, vai ficar caído no chão. Levante-se logo, erga sua cabeça, encha seu peito de ar e diga para si mesm “Eu posso até amar essa pessoa, MAS EU ME AMO MUITO MAIS! Por isso, vou seguir em frente, vou buscar apoio para sair desse vício de sofrer e entender que mereço ser feliz e bem tratado por todos que eu encontrar em meu caminho!”.

Você não está sozinho! Coragem para mudar! Ouse sair dessa zona de abusos e sofrimento e imagine que pior não tem como ficar. Seus problemas podem ser enormes, mas você sempre será maior do que eles.

Portanto, assuma o seu poder de transformação! Faça desse “limão” uma “limonada”. Como? Aproveitando todas as lições das suas adversidades para despertar em si mesmo capacidades que em tempos calmos teriam, com certeza, ficado adormecidas.

Eliana Barbosa

Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por