POLÍTICA

Levantamento indica que Minas registra o quarto pior nível de isolamento do país

Gisele Barcelos
Publicado em 15/05/2020 às 07:00Atualizado em 18/12/2022 às 06:20
Compartilhar

Minas Gerais registra o quarto pior nível de isolamento social entre os Estados brasileiros. Com apenas 39,2% de adesão, o Estado só ganha de Goiás (36,9%), Tocantins (37,5%) e Mato Grosso (39%). Os números são referentes a levantamento realizado esta semana pela In Loco, que analisa a localização de 60 milhões de brasileiros por meio do GPS de celulares.

O índice registrado no território mineiro é considerado baixo e preocupa especialistas, que temem o aumento das notificações do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, a amostragem aponta que o cenário piorou. Na quinta-feira (7), pesquisa da mesma empresa indicava que apenas 40,3% dos mineiros estavam respeitando a recomendação para ficar em casa.

Sobre a possibilidade de a reabertura do comércio nas cidades mineiras estar causando diminuição do isolamento social, a Secretaria de Estado de Saúde manifestou que os dados do levantamento são apenas uma amostra, pois não abrangem toda a população de Minas. "Somente três milhões de celulares estão sendo monitorados no Estado. Os resultados são utilizados como indicadores de ações necessárias ao enfrentamento da Covid-19", posiciona.

Ainda de acordo com a SES, o órgão está em tratativa com outras operadoras para ampliar o monitoramento do isolamento social em Minas e ter um diagnóstico mais real. "Estamos em tratativas com operadoras de telefonia para ampliar o monitoramento em todo o Estado, tornando o controle ainda mais efetivo. Outros detalhes poderão ser divulgados, assim que o processo for iniciado", continua o texto.

A meta estabelecida pelas organizações mundiais de saúde de 70% de isolamento, taxa considerada mínima para impedir a alta disseminação do coronavírus, não foi atingida em nem um Estado brasileiro. Os que apresentam melhores índices de isolamento na data foram Ceará (50,89%), Amapá (50,87%) e Pará (49,53%), nessa ordem. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por