CIDADE

Moradores denunciam infestação de mosquitos em prédio na Segismundo Mendes

O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde visita o local de dois em dois meses

Michelle Rosa
Publicado em 06/03/2020 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 04:42
Compartilhar

Moradores do entorno do Jockey Centro reclamam de mosquitos na região, na rua Segismundo Mendes. De acordo com eles, a vizinhança está infestada e os moradores já não sabem a quem apelar.

“Entrei na unidade e vi que a piscina foi esvaziada, mas que ainda tem algumas poças de água, o que pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue. O município tem que fazer alguma coisa, tem gente morrendo”, fala uma das vizinhas da unidade.

Em contato com a Prefeitura Municipal de Uberaba, a assessoria de comunicação informou a reportagem do JM Online que o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde visita o local de dois em dois meses, ocasião que os agentes fazem toda ação de prevenção. “De todo modo, a demanda será encaminhada para uma agente de endemias ir ao local verificar e checar a denúncia”, garante.

Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, o Aedes aegypti demora oito dias, em média, até que a larva se transforme em mosquito em fase adulta, ou seja, quando já pode transmitir doença ao homem. “Alguns dias depois do início da fase adulta, o mosquito já está apto para o acasalamento, que normalmente ocorre durante o voo. Após a cópula, a fêmea necessita de sangue para completar o desenvolvimento dos ovos e é nesse momento que pode ocorrer a transmissão de doenças para o homem. Depois de aproximadamente três dias da ingestão do sangue, a fêmea do A. aegypti está pronta para a postura dos ovos. Durante sua vida, uma fêmea pode dar origem a aproximadamente 1500 mosquitos”, explica o portal Brasil Escola. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por