GERAL

Cerca de 2.500 inquéritos policiais podem ir parar no lixo

Prédio da Risp Olinda padece com diferentes avarias e, caso não receba reparos urgentes, investigações policiais poderão ser prejudicadas

Michelle Rosa
Publicado em 06/03/2020 às 15:14Atualizado em 18/12/2022 às 04:42
Compartilhar

Conforme noticiou o Jornal da Manhã em fevereiro, cerca de 2.500 inquéritos policiais que correm na Risp Olinda podem ir parar no lixo caso não sejam tomadas providências imediatas para reparos no prédio.

A denúncia foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Vicente – Marão, que encaminhou requerimento à Prefeitura para que providências sejam tomadas. “Não tivemos nenhum retorno do município sobre o assunto e a cada dia a situação fica mais precária. Estamos correndo o risco de milhares de inquéritos, que estão em andamento nas delegacias”, conta o presidente.

Em imagens enviadas a redação do JM Online é possível ver em um dos prédios da Área de Segurança Integrada que a água da chuva desce pelas paredes, pelos aparelhos de ar condicionado, lâmpadas, telhado. O telhado, a propósito, está todo danificado, em alguns casos falta a telha.

De acordo com o delegado Francisco Eduardo Gouvea Motta, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba, “os prédios das AISPs são do município cedidos para as forças de segurança para serem utilizados. O que poderíamos fazer era solicitar que o município faça assim que possível a manutenção”, explica.

Em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sobre as medidas de melhorias e reparos nas unidades de segurança, a reportagem foi informada, em nota, que “política de segurança pública previu a implementação, em anos anteriores, de unidades prediais integradas, com o objetivo de tornar efetiva a convivência entre as Forças e a operacionalização, em ambientes únicos, de ações de resposta efetivas no atendimento à população”, explica.

Ainda de acordo com a secretaria, “em 2020, em consonância com os princípios norteadores da política de integração e com a ativação do Sistema Único de Segurança Pública, ações efetivas estão sendo implementadas para a recuperação de espaços integradores, até então existentes e que não contavam com aportes financeiros condizentes com as necessidades de preservação do patrimônio público. Com tais medidas, a Sejusp está retomando o processo de planejamento da manutenção predial das unidades integradoras, Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública, com direcionamento de recursos emergenciais para atendimento às demandas prioritárias dessas sedes”, conclui a nota.

A reportagem questionou a Prefeitura de Uberaba sobre o assunto. Mas até o fechamento desta matéria não houve retorno das secretarias responsáveis. O espaço segue aberto à manifestação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por