ESPORTE

Velocistas vão da falta de sapatilhas ao título no Mundial de revezamento

No último domingo (12), os brasileiros Paulo André, Rodrigo Nascimento, Derick Silva e Jorge Vides venceram o Mundial de revezamentos 4x100m em Yokohama

Folhapress
Publicado em 18/05/2019 às 13:53Atualizado em 17/12/2022 às 20:51
Compartilhar

No último domingo (12), os brasileiros Paulo André, Rodrigo Nascimento, Derick Silva e Jorge Vides venceram o Mundial de revezamentos 4x100m em Yokohama, no Japão, após superarem americanos e britânicos numa disputa acirrada. Vitor Mourão também integrou o time, como reserva. 

Jorge, Derick e Vitor foram revelados no mesmo projeto de atletismo, na escola municipal Silveira Sampaio, em Curicica (Rio de Janeiro). Na época, sapatilhas apropriadas para corrida eram objetos de luxo.

"Eu não tinha tênis, pegava emprestado. Às vezes, meu colega treinava de manhã e eu pegava o tênis com ele para treinar à tarde. Sapatilha o professor levava dentro de uma caixa para a competição. A gente pegava a que servia, usava na prova e depois deixava dentro da caixa para outra pessoa usar", conta Jorge, 26.

Em setembro, os campeões tentarão se manter no topo no Mundial geral de atletismo, em Doha. Esse evento é mais relevante que a competição específica de revezamento e provavelmente exigirá uma marca mais baixa que os 38s05 registrados no Japão.

O técnico Felipe de Siqueira, 32, atribui o bom resultado em Yokohama ao tempo de preparação da equipe. Os brasileiros não são os corredores mais rápidos do mundo, mas no revezamento só velocidade não basta. 

"Uma coisa que eu consegui fazer neste ano foi reunir esses cinco atletas por um mês antes do Mundial. Trabalhamos exercícios de posicionamento da mão, como estender o braço na hora da passagem, e no decorrer dos dias conseguimos fazer isso de forma mais segura e mais rápida", explicou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por