JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ESPORTE

Jornal diz que Mundial de Clubes terá 8 grupos e história definirá europeus

Última atualização: 16/05/2018 - 21:24:16.

O jornal Marca publicou ontem novos detalhes do novo Mundial de Clubes planejado pela Fifa, incluindo a fórmula de disputa e a discussão de privilegiar os times mais tradicionais na primeira edição do torneio, que seria disputado em 2021.

O projeto apresentado pelo Marca prevê a participação de 24 equipes, que seriam divididas em oito grupos de três seleções para a primeira fase. Os triangulares seriam disputados ao longo de nove dias, com a melhor equipe de cada grupo avançando.

As oito equipes remanescentes formariam as quartas de final, que iniciariam as fases de mata-mata, em jogo único, até a decisão. Ao todo seriam necessários 18 dias e os finalistas disputariam cinco partidas.

A divisão por continentes, de acordo com o Marca, seria a mesma já divulgada pela agência Reuters em abril, com quatro vagas e meia para América do Sul (uma a ser disputada com Oceania). Outras 12 iriam para a Europa e representantes da África, Concacaf e Ásia teriam duas cada. Um time do país anfitrião completaria os 24 clubes.

De acordo com o Marca, a Fifa discute a possibilidade de, na primeira edição, privilegiar clubes com melhor histórico em competições internacionais. Na Europa, isso significaria que times como Barcelona e Real Madrid teriam participação certa. A partir da segunda edição, em 2025, os representantes passariam a ser escolhidos de acordo com o desempenho nos últimos quatro anos. (FolhaPress)

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia