ESPORTE

Cruzeiro é cabeça de chave no sorteio da Libertadores

Publicado em 14/12/2017 às 21:32Atualizado em 16/12/2022 às 08:12
Compartilhar

Dos 47 clubes que vão participar da Copa Libertadores de 2018, 44 já estão definidos. Conforme a projeção do ranking elaborado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, o Cruzeiro será cabeça de chave do torneio, mesmo perdendo pontos em relação à temporada passada: 3.827 para 3.253.

As outras equipes no pote 1 são River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Peñarol-URU, Santos e Corinthians. Ou seja, nenhum desses times enfrentará a Raposa na primeira fase. O sorteio da Libertadores acontecerá em 20 de dezembro, em Luque, no Paraguai.

Até aqui são 26 equipes garantidas na fase de grupos. Caso a Conmebol mantenha o regulamento da edição de 2017 da Libertadores, o Grêmio, atual campeão (chegará a 5.000 pontos no ranking) será o principal cabeça de chave e ficará no Grupo 1. O Cruzeiro, nesse cenário, poderia enfrentar velhos conhecidos de cara, como Estudiantes (pote 2) e Colo Colo (pote 3). 

É preciso ressaltar, porém, que as duas vagas abertas na fase de grupos vão alterar os potes. Na Colômbia, o Santa Fe, que começou o ano na 22ª posição do ranking da Conmebol, enfrentará o Millonarios pela final do Torneio Clausura. Se conquistar o título, deverá ser um dos oito times do “segundo escalão”. Já o Millonarios se encontra na 62ª posição e, numa eventual vitória, provavelmente faria parte do pote número 3. O Deportivo Lara, da Venezuela, desceria ao pote 4.

O campeão da Copa Sul-Americana também interferirá nos potes. O sorteio de 2017 definiu que a Chapecoense, detentora do título em 2016, ocuparia o pote 2. Se isso for repetido em 2018, Flamengo ou Independiente da Argentina, finalistas da Sula, seguirá o mesmo caminho. E o possível título do rubro-negro puxaria o Vasco para a fase de grupos (provavelmente no pote 3) e o Atlético (nono colocado do Brasileiro) para a segunda fase da Libertadores (anterior aos grupos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por