ESPORTE

Uberaba Sport é 100, é 100, é 100!

Hoje é dia de comemorar a história e o futuro do mais fulgente clube do estado de Minas. Daquele time que até os deuses cantam a sua glória. Daquele verdadeiro e valente campeão

Tulio Micheli
Publicado em 15/07/2017 às 08:55Atualizado em 16/12/2022 às 02:13
Compartilhar

Foto/Divulgação

 

Hoje é dia de comemorar a história e o futuro do mais fulgente clube do estado de Minas Gerais. Daquele time que até os deuses cantam a sua glória. Daquele verdadeiro e valente campeão.

Hoje o astro rei, brilhante sol, despontou com os mais sinceros cumprimentos de felicidades ao Uberaba Sport Club, que comemora 100 anos, neste 15 de julho de 2017. A potestade mor do futebol começa um novo ciclo, e junto dela carrega uma legião de torcedores apaixonados por uma camisa, um escudo, um hino, uma bandeira, uma cor, um clube.

Parabéns, nobre liberal! Que os anjos do futebol possam permitir que continue tendo vitórias mil, sendo a glória do Brasil e se tornando cada vez mais no nosso valente Uberaba Sport.

São 100 anos de lutas, de glórias, conquistas e muito, muito amor. O Uberaba Sport comemora hoje o seu tão esperado centenário e seria impossível contar toda sua história em páginas de jornais. Isso porque teríamos intermináveis campeonatos a detalhar, jogos memoráveis, lembranças de um Boulanger Pucci, conquistas de um CT Constantino Calapodopulos , de um CT Saulo Castro. Por isso, na edição de hoje vamos apenas comemorar um novo ciclo que, com certeza, ficará cravado na história desta cidade.

Início de tudo. De acordo com relatos presentes no livro “História do Futebol em Uberaba”, do historiador Hildebrando Pontes, no dia 15 de julho de 1917, foi criado o Uberaba Sport Club. Neste dia, várias pessoas reuniram-se no salão do Cinema Triângulo para a promoverem a construção de um clube esportivo. A ideia de Fernando Kruger foi acatada pelos seus companheiros participantes do evento. Na sequencia, todos presentes iniciaram um debate para encontrarem um nome para a associação esportiva. Os integrantes do encontro pensaram em diversas nomenclaturas. Uma delas foi Brasil Sport Club, mas a eleita por unanimidade acabou sendo a mesma vigente nos dias atuais e proposta por Fernando Von Kruger, ficando Uberaba Sport Club.

Primeira partida. A fundação veio realizar um sonho de muitos aficionados do esporte na cidade. A primeira partida do USC foi realizada em uma data emblemática: no dia de Natal de 1917. Realizando uma partida contra o Americano Futebol Clube de Araguari ou Araguari Futebol Clube, o Colorado deu a largada rumo às inúmeras glórias futuras, vencendo o adversário por 3 a 0. Jogando no campo da Misericórdia, o atacante Aristides abriu o marcador. Na sequência, José ampliou. E Targino fechou o placar.

Neste jogo de estréia, arbitrado por Dr. Ricardo Fonseca, conselheiro do Uberaba Sport, o time local atuou com uma equipe formada por: Aladino; Gama e Macário; Valdemar, Satiro e Antônio; Targino, Aristides, Olavo, José e Mário.

No decorrer dos anos, o Uberaba foi crescendo e conquistando o respeito dos demais clubes da região e do país. Em 1977, o Colorado venceu o Santos no Campeonato Brasileiro, por 4 a 1 – uma das vitórias mais importantes da história do USC.

Primeira diretoria. Desde o primeiro dia de existência do Uberaba Sport Club, um comandante esteve à frente tomando decisões difíceis, mas, necessárias. O primeiro presidente efetivo foi Cantidiano de Almeida e o presidente honorário pioneiro foi o Coronel Manuel Terra. Dentro da direção escolhida no ato da criação do time uberabense, ficaram registrados na história inicial da agremiação também o secretário Carlos de Carvalho, o tesoureiro Fernando Von Kruger, idealizador do nome do clube e o procurador José Macário dos Santos. Tiveram também o diretor esportivo Dr. Antônio Fonseca e o capitão geral Olavo Junqueira Machado, ocupando um cargo nem existente mais.

Além destes, o Conselho Deliberativo “abre alas” foi composto por oito homens da sociedade uberabense: Dr. Domingos Paraíso, Dr. Arquimedes da Cunha Campos, Silvino Pacheco de Araújo, Dr. Ricardo Fonseca, Dr. Tancredo Martins, Cel. Raul Terra, Artur Machado Júnior e, por fim, Ranulfo Taveira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por