ESPORTE

Gabigol supera Neymar e mostra que número nem sempre conta no futebol

Talvez o número mais importante a ser levado em conta é o aproveitamento

Publicado em 26/02/2017 às 16:45Atualizado em 16/12/2022 às 14:57
Compartilhar

A manchete é forte: “Gabigol supera média de gols na temporada de Neymar”. Ou ainda: “Com primeiro gol, Gabigol supera Gabriel Jesus na Europa”. Nenhuma delas é mentira. Mas ambas são provas de que nem sempre o futebol como nós conhecemos pode ser traduzido em números.

A primeira, sobre a média de gols, mostra que, apesar dos problemas que Gabigol enfrenta desde que chegou à Inter de Milão, o atacante formado nas categorias de base do Santos não é o desastre que muita gente pode pensar. Ele precisou de seis meses para marcar seu primeiro gol pelo time italiano, mas a demora tem mais a ver com a falta de chances do que, propriamente, com a falta de pontaria.

Gabigol balançou as redes após 138 minutos de bola rolando (usando números do site TransferMarkt). Neymar, por sua vez, só consegue alterar o placar a cada 267 minutos. Só que o jogador do Barcelona soma dez gols na temporada (além de 19 assistências) em 30 partidas. Diego Costa, artilheiro do Chelsea, líder do Campeonato Inglês, também fica atrás na média: o brasileiro naturalizado espanhol marca uma vez a cada 139 minutos. E ele soma 16 gols em 27 partidas na temporada.

Até mesmo com Gabriel Jesus a comparação é possível: Gabigol precisou de 130 minutos para marcar seu primeiro gol pela Inter. Enquanto isso, o campeão brasileiro pelo Palmeiras no ano passado precisou de 137 minutos antes de estrear no marcador pelo Manchester City.

As mesmas estatísticas, porém, podem ser usadas contra o atacante da Inter de Milão. O jogo contra o Bologna, em que Gabigol marcou o seu primeiro gol, foi o sétimo do atleta pelo novo clube. Enquanto isso, Gabriel Jesus tem cinco partidas pelo City e cinco gols.

Talvez o número mais importante a ser levado em conta, quando o assunto é o Menino da Vila, é o aproveitamento. Desde a chegada do reforço, a Inter de Milão fez 30 jogos, com o brasileiro jogando apenas sete deles. Mais do que isso, a maior contratação do clube na temporada só começou uma partida, na Copa da Itália, contra o Bologna, em janeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por