ESPORTE

Confederação retira pontos do Flamengo e indicia árbitro

O Flamengo oficialmente perdeu três pontos no Brasileiro. Na manhã de ontem, a CBF atualizou a tabela de classificação

Publicado em 19/10/2016 às 09:40Atualizado em 16/12/2022 às 16:57
Compartilhar

Foto/Divulgação

Fluminense pediu a anulação da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva

O Flamengo oficialmente perdeu três pontos no Campeonato Brasileiro. Na manhã de ontem, a Confederação Brasileira de Futebol atualizou a tabela de classificação do Brasileirão e retirou a pontuação da vitória rubro-negra no clássico sobre o Fluminense, na última quinta-feira, após o Tricolor pedir a anulação da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD. Árbitro do confronto, Sandro Meira Ricci também foi indiciado pelo órgão.

Desta forma, a vitória do Flamengo por 2 a 1, conquistada na última quinta-feira, fica suspensa até a decisão do tribunal. Com isso, o Rubro-Negro volta aos 57 pontos ganhos e tem agora um jogo a menos que os rivais. Já o Flu permanece com 46 pontos ganhos. A alteração influencia drasticamente a luta pelo título do Campeonato Brasileiro, já que, neste momento, o Palmeiras abriu sete pontos de vantagem na liderança do torneio.

A operação está dentro dos termos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que em seu artigo 84, explica que o pedido de anulação é encaminhado ao presidente do STJD, que decide se o indefere por inépcia ou ilegalidade, ou se dá seguimento à ação. O julgamento final do caso deve acontecer até o dia 15 de novembro, mas existe a possibilidade de ser antecipado.

O pedido de anulação do Fluminense foi motivado por conta de uma confusão provocada após um gol do zagueiro Henrique, que decretaria o empate por 2 a 2. No primeiro momento, o auxiliar de arbitragem anulou corretamente o gol, já que o beque estava impedido. Em seguida, o árbitro voltou a atrás e validou o tento do Flu.

Por fim, após uma confusão que durou 13 minutos e precisou contar até mesmo com a presença da Polícia Militar para proteger o trio de arbitragem, o árbitro Sandro Meira Ricci acabou decidindo pela anulação do gol, gerando a revolta dos tricolores. Nesta terça-feira, Ronaldo Piacente, presidente do STJD, avisou que Ricci também foi indiciado pela procuradoria.

“A arbitragem inclusive já tem uma denúncia da procuradoria. O árbitro vai ser denunciado, o procurador já me informou. Além disso, eu também pedi para que fosse avaliada toda essa invasão que teve e que não foi relatada pelo árbitro – que depois acrescentou o fato à súmula – porque aquelas pessoas não poderiam estar ali naquele momento em cima do árbitro, naquela confusão, então pedi para que isso também seja apurado”, disse Ronaldo Piacente, ao SporTV.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por